06 MAR 2014
Conselho Tutelar de São Francisco de Paula sedia encontro regional

Município recebeu profissionais de várias cidades da serra. Voltado à discussão sobre a gestão dos Conselhos Tutelares e o papel de atuação dos profissionais nesse colegiado, ocorreu na última sexta-feira (28) o 88° Encontro Regional dos Conselheiros Tutelares da Região da Serra. O evento foi realizado no município de São Francisco de Paula, no Hotel das Araucárias e contou com a participação de Conselheiros Tutelares de 17 cidades, entre elas: Caxias do Sul, Cambará do Sul, Gramado, Gravataí, Jaquirana, Maquiné, Nova Pádua, entre outras.

O encontro teve como tema “Conflito Familiar e a Rede de Atendimento” e iniciou às 7h30min com o credenciamento e coffee break. Em seguida foi composta a mesa de autoridades pelos painelistas do evento, pelo prefeito municipal, Antonio Juarez Hampel Schilichting, o secretário do trabalho, habitação e assistência social, Otávio Dorgel Lenhardt da Silva, a presidente do Conselho Tutelar de São Francisco de Paula, Eliane Pereira Fogaça, o deputado estadual Miki Breier e o presidente da Câmara de Vereadores, Itamar Rosa de Leon. Iniciou-se após a cerimônia de abertura, seguida da apresentação cultural das crianças e adolescentes usuários do CIS- Centro Integrado Social que tocaram o hino do município na gaita e no violão, acompanhados pelos educadores sociais.

Dando seguimento, houve a explanação dos painelistas: Dr. Bruno Pereira Pereira, promotor de justiça da comarca de São Francisco de Paula que falou sobre a conduta ética dos profissionais que atuam no Conselho Tutelar, salientando que esse é um órgão de proteção no âmbito administrativo, que deve ser eficiente. Dr. Bruno explicou também como deve funcionar esse colegiado. Em seguida foi a vez do Sr. Júlio Cesar Fontoura, Conselheiro Tutelar de Porto Alegre, que explanou sobre a Rede de Atendimento, reforçando que o Conselho Tutelar antes de mais nada deve zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Nesse momento alguns conselheiros presentes na plateia expuseram sobre a importância de saber ao certo o trabalho que devem desempenhar e qual o limite dele na sociedade. Após, o evento foi aberto para debate e para a reunião da ACTS- Associação dos Conselheiros Tutelares da Região da Serra.

À tarde o encontro seguiu com a palestra da Sra. Daniele Guidotti, acadêmica de Psicologia, que expôs sobre os conflitos familiares e a forma como a Psicologia aborda cada situação. Daniele foi sucedida pelo Sr. Ricardo Muzi da Silva, Coordenador Regional e Presidente da ACTS que abordou a autonomia dos conselhos tutelares.

Além dos profissionais desse segmento, o evento, realizado pela Prefeitura Municipal, pelo COMDICA- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e pela ACTS, contou com a presença de assistentes sociais, psicólogos e representantes de entidades, superando as expectativas da organização. Para Eliane Pereira Fogaça, presidente do Conselho Tutelar de São Francisco de Paula, a ocasião caracterizou-se como “um marco importante na conscientização da família, a fim de amenizar os conflitos e de mostrar aos adultos que a criança não precisa de discurso, e sim de exemplos”.

Segundo Girleu da Rosa, presidente do COMDICA, “o encontro mostrou a importância do trabalho em rede”. Para o presidente do órgão foi fundamental o apoio da administração municipal para realização do evento, e também dos palestrantes pelas atividades ministradas de forma clara, atingindo os objetivos.

O Encontro Regional acontece a cada dois meses, o último realizado em São Francisco de Paula ocorreu há cerca de cinco anos. O próximo encontro está previsto para o mês de abril, no município de Vacaria.