11 FEV 2014
Projetos de assistência social são entregues ao Governo do Estado

Representantes da área governamental e de instituições filantrópicas apresentaram propostas

Em busca de novos meios que beneficiem a comunidade de São Francisco de Paula, a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, efetuou, na última sexta-feira (7), a entrega de um projeto de implantação de uma Padaria Comunitária, feito através do edital de seleção de projetos número 01/2014 da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social. O edital prevê propostas da área governamental e de instituições de caráter filantrópico.

A entrega para uma equipe de governo do Estado, coordenada pelo secretario adjunto do trabalho e desenvolvimento social, Sr. Edson Borba, foi realizada pelo secretario municipal, Dorgel da Silva que aproveitou a ocasião para explicar os objetivos da iniciativa e salientar a importância da mesma, para assegurar melhorias na condição das pessoas atendidas pela assistência social no município. Segundo o secretário, esse projeto além de beneficiar a população é também “uma forma de inclusão social e produtiva para os serranos”. Também estiveram presentes o presidente da APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Francisco de Paula, Sr. Francisco Luiz da Rocha Simões Pires, que também fez a entrega de um projeto, o coordenador da Casa do Trabalhador, Felipe dos Santos e a assistente social, Sandra Moretto que acompanharam a entrega.

O valor de repasse previsto no edital para o projeto da Secretaria de Assistência Social é de R$ 20.966 (vinte mil novecentos e sessenta e seis reais). Os projetos aprovados serão divulgados no próximo dia 18. Além da Secretaria, a instituição filantrópica APAE também concorre com um projeto que promove geração de trabalho e renda para as famílias atendidas. “Construindo Oportunidades” é uma capacitação profissional na área de corte e costura que beneficiará 15 mulheres, entre mães dos usuários da APAE e comunidade em geral. Caso seja selecionado, o valor previsto para esse repasse é de R$ 27.500 (Vinte sete mil e quinhentos reais).

Pedido de cursos do PRONATEC

A ampla procura por cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego em nosso município motivou a Casa do Trabalhador a requisitar novos cursos ao Governo do Estado. Durante a entrega dos projetos da Secretaria de Assistência Social e da APAE, o coordenador da Casa do Trabalhador, Felipe dos Santos fez o pedido formal da abertura de 80 vagas para o curso de Ajustador Mecânico.

Atualmente o município tem vagas abertas para o primeiro e segundo semestre de 2014 em 21 diferentes cursos, entre os quais estão Recepcionista em Meios de Hospedagem e Costureiro de Calçados.

As inscrições dos cursos profissionalizantes do PRONATEC podem ser feitas na Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Rua José Bonifácio, 105, Centro- próximo à Praça da Igreja Matriz) ou na Casa do Trabalhador (Avenida Júlio de Castilhos, 444, Centro- prédio da

Prefeitura Municipal).