28 JAN 2014
O Centro de Apoio para a Educação a Distância

O Centro de Apoio para a Educação a Distância (CAED) de São Francisco de Paula, Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) juntamente com a Administração Pública Municipal, vem agradecer a todos que participaram do SEMINÁRIO SOBRE ‘PROBLEMATIZANDO O RURAL: PERSPECTIVAS LOCAIS, ocorrido dia 04 de outubro, às 19h e 30 minutos, na sala 8 do Polo. O evento contou com a presença da turma de 20 alunos do Mestrado em Desenvolvimento Rural, o Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural – PGDR, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) acompanhados da Profª Dra RUMI KUBO, que assistiram a apresentação de dois trabalhos de graduação dos formandos Tecnólogos em Desenvolvimento Rural: Fernando Givanildo,sobre o PAA- Programa de aquisição de alimentos através da Agricultura Familiar; Samuel Brito, sobre Produção do Broto de bambu na perspectiva de alternativa alimentar.

Assistiram também a apresentação do Tecnólogo em Desenvolvimento Rural Everson Fleck que discorreu sobre o tema: a caminhada da criação da Associação dos Tecnólogos Rurais do Rio Grande do Sul, ATDR/RS, de São Francisco de Paula. Participaram dos debates a Presidente e vários membros da ATDR/RS e vários membros representados, também o Coordenador da Cooperativa de Agricultores Familiares – COOPAF-SERRANA e o representante da COOPERATIVA DE PROFESSORES do Colégio Expressão. Os grupos interagiram com várias perguntas sobre a realidade em relação a produção e produtividade rural do município,trocaram conhecimento e debateram sobre os problemas rurais da região, tencionando questões e possíveis perspectivas locais diante os desafios, respeitando em especial os atores rurais e suas possibilidades na perspectiva de sustentabilidade e meio ambiente.

A Secretária de Educação Ivone Maria Marques Palma proferiu a abertura do seminário saudando a todos presentes e destacando a importância da Educação no Campo como alternativa na melhora de qualidade de vida dos moradores da zona rural, além de destacar a tendência do nosso município para as atividades econômicas relacionadas ao setor primário da economia. Participaram na organização e execução do seminário, a coordenadora do polo Rejane Vieira Bon, a Coordenadora Pedagógica Mercedez Sanches e a Tutora do Curso de Tecnologia em Desenvolvimento Rural Maria Eduarda Comin Teixeira.