30 AGO 2019
AGRICULTURA
Queijaria de São Francisco de Paula é citada e homenageada em evento do Governo Federal

Na tarde de ontem (29), o Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico Rafael Marques, a representante da EMATER/RS-Ascar Lilian Ceolin, e os proprietários da Queijaria Sopro do Minuano Luiz Cardoso e Inês Cardoso, do distrito de Cazuza Ferreira, participaram de uma cerimônia do Governo Federal na Expointer para simbolizar o recebimento do Selo Arte pela primeira queijaria do Estado e do Município apta a vender seu produto em todo território nacional. No evento, os produtores foram oficialmente citados e homenageados pela própria Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, no entanto, a cerimônia oficial que deve marcar a entrega formal do selo que permite a venda nacional de alimentos artesanais, acontecerá em São Francisco de Paula, ainda sem data definida.

Na ocasião, além de degustar nosso queijo serrano, a Ministra mencionou que o Selo Arte é uma boa oportunidade para sair da informalidade. "Agora, os produtores poderão andar pelo Brasil de cabeça erguida e terem seus produtos e seu trabalho reconhecidos. Teremos, com o Selo Arte, incentivo para que surjam mais produtos de qualidade’’, disse. O governador do estado, Eduardo Leite, que também esteve presente no evento, lembrou da importância de regulamentar e oportunizar a expansão para pequenos e médios produtores, a fim de que os seus produtos artesanais possam atingir mais pessoas a nível federal.

A Lei do Selo Arte (13.680/2018) se refere à uma modificação de uma legislação de 1950, que tratava da inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e, agora, permite a comercialização interestadual de produtos alimentícios produzidos de forma artesanal, com características e métodos tradicionais ou regionais próprios, desde que sejam empregadas boas práticas agropecuárias e de fabricação e que sejam submetidos à fiscalização de órgãos de saúde pública dos próprios estados.

Assim, a partir da entrega oficial do selo, São Chico e o queijo serrano terão as portas abertas para comercializar e divulgar o produto regional em todo território nacional.