05 DEZ 2019
Conselho Municipal de Cultura comemora primeiro ano com realizações históricas

Ao completar os primeiros 12 meses de funcionamento, em dezembro de 2019, o grupo formado para fortalecer a Cultura em São Francisco de Paula tem muito a comemorar. A maior conquista, para o presidente Israel da Sois, foi a recente conclusão do Plano Municipal de Cultura, documento já entregue ao Executivo que reúne as prioridades culturais da comunidade em 19 temáticas.  Junto com o Plano, o Conselho também comemora a criação do Fundo de Cultura, que deverá fomentar o Sistema Municipal de Cultura.

“São Chico tem agora uma linha de ação para colocar em prática em 2020. O Plano mostra necessidades da população e pode garantir o desenvolvimento cultural com metas claras a serem incluídas nas políticas públicas”, diz Israel.

Além do Plano Municipal de Cultura, o Conselho, que é formado por  membros da comunidade e do poder público, avalia como destaque do ano a participação ativa de três de seus conselheiros na construção do Inventário Cultural.  O trabalho registra o patrimônio material do município composto por mais de  60 imóveis  e construções. O Inventário tem  a cooperação técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado e ganhou impulso com os voluntários do Conselho.

Também foi com a participação do Conselho que o Departamento de Cultura do Município encaminhou o Projeto de Lei ao Executivo que elevou o Modo de Fazer o Queijo Serrano a patrimônio Imaterial do município. O parecer do Conselho Municipal de Cultura, com o apoio da EMATER e da Associação de Agricultores de São Chico, transformaram 200 anos de história na Lei 3472/2019.

“Nossa iniciativa com o queijo está ganhando força. O Modo de Fazer queijo serrano pode virar patrimônio do Estado, em breve. Precisamos cuidar do futuro sem deixar de olhar para trás. A Cultura envolve a todos e está em todos os lugares. O grupo está de parabéns”, diz a Chefe do Departamento de Cultura Lúcia Pires.

Os conselheiros também atuaram em 2019 na concepção de uma das mais tradicionais festas da cidade: a Festa do Pinhão.  Para o secretário de Turismo, Cultura e Desporto, Rafael Castello Costa, o executivo tem muito a ganhar com o envolvimento da comunidade.

“As decisões precisam passar pelas pessoas que vivem na cidade. A Festa do Pinhão foi um exemplo. Muito do que conseguimos evoluir  este ano partiu de um parecer  do Conselho”, diz Rafael.

O conselheiro Alex Alano, músico e empresário da cidade, também comemora a formação do Conselho e a gestão da Cultura na cidade.

“Estou há 20 anos em São Chico, que amo e que assumi como minha casa. Sempre enxerguei o potencial desta cidade e, pela primeira vez, sinto que a determinação de pessoas que possuem este mesmo sentimento encontrou uma vontade política capaz de fazer acontecer. Vejo que entramos no trilho, e que é um caminho sem volta; para o alto e avante”, diz o proprietário da Pousada do Engenho.