20 DEZ 2019
CULTURA
Assembleia Legislativa declara o modo de fazer queijo artesanal serrano de relevante interesse cultural estadual

Objetivo da proposta é preservar tradição centenária

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (18), o projeto 464/2019, de autoria do deputado estadual Neri Pereira Júnior, que torna de relevante interesse cultural estadual o modo de fazer queijo artesanal serrano.

O queijo artesanal serrano tem como diferencial o seu modo de produção, é feito com leite cru e sem passar por processos de pasteurização.

A sugestão do projeto partiu de profissionais da Emater e de produtores do queijo artesanal serrano de São Francisco de Paula, município onde o “Modo de Fazer o Queijo Artesanal Serrano” já é patrimônio cultural imaterial, com legislação recente. O Projeto de Lei precisa agora da sanção do governador Eduardo Leite para tornar-se lei estadual.

Patrimônio Imaterial do Estado

Em paralelo ao projeto de lei, o deputado Neri Pereira Júnior também está trabalhando para auxiliar as entidades de produtores de queijo artesanal serrano no processo de registro oficial no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, o IPHAE.

Cadastre-se e receba em seu e-mail nossos informativos
CADASTRAR
Av. Júlio de Castilhos, 444 - Bairro Centro - CEP: 95400-000
ATENDIMENTO