16 ABR 2020
Segunda etapa de Vacinação contra a Gripe volta nesta sexta-feira no Ginásio Municipal

A ação, que durará enquanto durarem os estoques de vacinas, é inédita e visa evitar aglomeração em postos de saúde

Nesta sexta-feira (17), a Secretaria de Saúde promove a segunda etapa de vacinação contra a gripe que deve imunizar membros das forças de segurança e forças de salvamento, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, portuários e população indígena. A imunização ocorrerá unicamente no Ginásio Municipal de Esportes, das 9h às 17h, sem intervalo ao meio-dia.

O esquema será montado com sistema de fichas, para evitar aglomeração dentro do Ginásio, havendo também controle das filas externas, com medidas como distanciamento social mínimo, higienização com álcool em gel e utilização de EPIs. O Secretário de Saúde Itamar de Leon destaca que a escolha pelo Ginásio foi feita por se tratar de um lugar amplo, e neste caso, mais seguro para aplicação das vacinas. “Como o grupo da segunda fase é bem mais extenso, seria inviável ir de casa em casa ou mesmo lotar os Postos de Saúde com a procura pela imunização”, afirma.

A Secretaria de Saúde estima vacinar cerca de 600 pessoas nesta sexta-feira. Com a meta alcançada e a liberação de novas unidades de vacina pelo Estado, a ação deve ter nova data ainda na próxima semana.

Quais documentos levar?

Os documentos necessários para garantir a vacinação são documento de identidade, cartão SUS, comprovante de residência. Para portadores de doenças crônicas ou condições especiais, é necessário também levar receita do medicamento contínuo ou laudo ou declaração médica que comprove a doença ou a condição especial.

Para caminhoneiros e motoristas de transporte coletivos é necessário levar carteira de habilitação C, D ou E, comprovante de vínculo empregatício com documento de identidade ou carteira de sócio de sindicato de transportes ou crachá.