10 AGO 2021
SAÚDE
Vacinando maiores de 22 anos, São Francisco de Paula é o município que avança mais rápido na Serra

Enquanto os vizinhos Canela e Gramado ainda vacinam maiores de 28 e 33 anos, respectivamente, São Francisco de Paula avança

São Francisco é o Município que avança mais rápido com a vacinação contra a covid em comparação a outras cidades da Serra Gaúcha como Gramado e Canela, que no momento vacinam maiores de 28 anos e 33 anos, respectivamente. Atualmente, no Município, as doses para primeira aplicação estão esgotadas. A expectativa é que a vacinação retorne ainda nesta quarta (11) para maiores de 22 anos.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde desta terça-feira (10), São Francisco de Paula já vacinou 55.4% da população total com primeira dose de vacina contra a covid-19. Cerca de 26% da população total já está totalmente imunizada com primeira e segunda dose ou dose única da vacina. De acordo com o site https://vacina.saude.rs.gov.br/, São Francisco de Paula já aplicou 17719 doses em 12546 pessoas entre residentes e não residentes. São Francisco de Paula, no momento, realiza a segunda dose de vacina para AstraZeneca e Coronavac e primeira dose de vacina em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, além de grávidas e puérperas.

Primeira dose esgotada
Nessa semana a faixa etária para vacinação passou para 22 anos. Ainda nesta segunda (9) as vacinas esgotaram. O Secretário de Saúde Moacir Daros estima que a vacinação de primeira dose nesta quarta (11), com a chegada de novas doses enviadas pelo Governo do Estado.

A aplicação ocorre no Ginásio Municipal de Esportes, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, por ordem de chegada e no formato drive-thru. Para receber o imunizante, é preciso apresentar CPF, documento com foto e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Primeira dose para gestantes e puérperas
A vacinação da primeira dose para gestantes e puérperas (45 dias após o parto), acima de 18 anos, ocorre na Sala de Vacina do Posto Central, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h por agendamento.

Primeira dose Adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades
O agendamento deve ser realizado na Sala de Vacina do Posto Central com os seguintes documentos: Cartão SUS, CPF, documento oficial com foto, carteira de vacinação e atestado médico com CID da comorbidade ou exame comprobatório da doença. O responsável legal do adolescente deverá assinar a declaração conforme informe técnico emitido pelo Estado, disponível no nosso site.

Atenção
Para receber a vacina é necessário não ter recebido nenhuma vacina nos últimos 14 dias, incluindo qualquer outra dose contra a covid-19, não ter tido diagnóstico positivo para doença com início de sintomas nos últimos 30 dias ou contato com pessoas positivas para o coronavírus e não apresentar sintomas gripais.

Se puder, leve 1kg de alimento não perecível para doação. Os alimentos serão destinados a famílias em vulnerabilidade social.

📲 Em caso de dúvidas, ligue para a Secretária Municipal de Saúde (54) 3244-1855

Texto: Carolina Andriola