27 DEZ 2021
Estudantes da rede municipal de ensino fazem avaliação para verificar o aprendizado adequado em Língua Portuguesa e Matemática
Cerca de 700 alunos foram avaliados e mais de 45% apresentaram desempenho recomendável nas duas provas

Estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino realizaram, no mês de novembro, prova para avaliar a qualidade do ensino oferecido, aplicada pela Secretaria de Educação em parceria com o sistema Aprende Brasil. O teste avaliou os conhecimentos dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática e gerou dados para o planejamento das políticas educacionais das escolas municipais.

De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Municipal (IDEM), 734 alunos realizaram a prova de matemática e 55,6% apresentaram desempenho recomendável.  A prova de língua portuguesa foi aplicada para 717 alunos e 45,9% apresentaram desempenho recomendável durante a avaliação. O destaque fica para os alunos dos anos iniciais, com resultados superiores a 70% em matemática e 50% em língua portuguesa.

Segundo a Secretária de Educação Ana Paula Ferreira Cruz Bennemann, o IDEM é o resultado de todas as ações realizadas pela Secretaria de Educação para melhorar cada vez mais o processo de ensino-aprendizagem nas nossas escolas. "Foi uma avaliação realizada com os alunos do ensino fundamental, na qual é possível identificar quais são os elementos que ampliam ou não o sucesso do aluno na escola e vai dar base para o planejamento de políticas que elevam a qualidade do processo de ensino-aprendizagem”, explica a Secretária.