02 JUN 2022
De churrasco a taco mexicano, a gastronomia é destaque na 24ª Festa do Pinhão
A Doce Café apresenta o entrevero de pinhão acompanhado de fritas. Foto: Valdeir Lima
Churrasco, paçoca, burger, pizza, strogonoff e até taco mexicano fazem parte do cardápio especialmente pensado para ter o pinhão como protagonista

A 24ª Festa do Pinhão de São Francisco de Paula, que acontece de 10 a 12 de junho no Atlético Serrano, foi pensada para trazer as melhores experiências entorno do pinhão. Na parte gastronômica, são 14 restaurantes que trazem pratos como os tradicionais churrasco de pinhão e paçoca de pinhão, além de pizza com pinhão, strogonoff de pinhão e até taco mexicano recheado com a iguaria. O ticket é único no valor de 25 reais por prato, que serve uma pessoa.

A Docé Café será responsável por apresentar o entrevero de pinhão, uma receita bem típica nos Campos de Cima da Serra, conhecida por todos os serranos, que sem dúvida será um destaque na Festa. “O entrevero é um prato à base de pinhão e carnes, tradicional e muito popular na nossa região. Sua origem remonta o tropeirismo. O nome já diz: uma mistura de pinhão e carnes bovina, suína, frango, bacon e calabresa, feita no disco de arado para ressaltar o sabor”, destaca Manuela Teixeira, proprietária da Doce Café.

O churrasco de pinhão ficará por conta do Restaurante Faullia, que com inspiração Uruguaia/Argentina, em parceria com o Restaurante Castelli, traz o toque serrano. Luis Mendes, sócio proprietário do Restaurante Faullia, traz dicas para quem quer replicar a receita tradicional dos Campos de Cima da Serra em casa.

“O nosso toque especial, sem dúvida, é que o nosso churrasco de pinhão é assado na parrilla e não em uma churrasqueira comum. Nossa receita leva carne moída, massa de linguiça com especiarias e outro segredo é que o pinhão não é moído nem triturado, mas sim partido, criando uma textura um pouco diferente da receita tradicional, ainda mais especial”, destaca Mendes. Os acompanhamentos do churrasco de pinhão são a batata com especiarias e molho de queijo e a farofa da casa, com receita secreta.

Outra iniciativa super especial é o concurso “Meu prato de pinhão” que convida àquelas pessoas que possuem um dote extra na cozinha a apresentarem suas receitas de pinhão para jurados durante a Festa. As inscrições acontecem de 26 de maio a 8 de junho pelo link https://bit.ly/MeuPratoComPinhao2022.

Shows nacionais
A Festa tem entrada gratuita e vai contar com show da dupla Thaeme & Thiago e do grupo Sambô, além do tradicionalista Luiz Marenco e de Os Serranos. A expectativa da Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto é de que o evento retome definitivamente o modelo tradicional da Festa após 2 anos de pandemia, com um público que deve chegar a milhares de pessoas.

Confira todos os restaurantes presentes na 24ª Festa do Pinhão:

Restaurante Delícias da Serra - Paçoca de Pinhão
Restaurante Faullia e Restaurante Castelli -  Churrasco de Pinhão na parrilla , batata com especiarias ao molho de queijo e farofinha aromatizada
Big Pão - Crepe Francês
Restaurante CTG - Pastelão de Pinhão com carne e queijo serrano
Doce Café - Entrevero de Pinhão com fritas
Pizzaria D'Hora - Pizza de 3 queijos com bacon, milho e pinhão
Garden Recanto da Lua - Strogonoff de pinhão e arroz
Autêntico - Torta caseira de pinhão da Tia Ira
Taylor`s Pub - Tacos de Milho Recheados com Pinhão
CA Festas - Bauru de hamburguer de pinhão com carne
Crazy Tasty - Sopa de pinhão no pão