01 AGO 2022
Secretaria de Saúde realiza evento em comemoração aos 15 anos do Caps São Francisco de Paula
Foto: Josiele Silva
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última terça (26), evento em comemoração aos 15 anos do Centro de Atenção Psicossocial do Município. O evento contou com a presença do vice-prefeito Thiago Teixeira, do Secretário de Saúde Moacir Daros, da Secretária de Turismo, Cultura e Desporto Vanessa Spindler, do vereador Arquimedes, representantes das secretarias de educação e obras, usuários do serviço, familiares e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. O CAPS fica localizado no bairro Campo do Meio e atualmente oferece atendimentos a 200 pacientes.

De acordo com o Coordenador do CAPS Allan Serra, ao longo destes 15 anos, mais de 14 mil pacientes já passaram pelo CAPS. “O CAPS São Chico vem cumprindo sua missão de atender pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, incluindo as enfermidades secundárias ao uso de álcool e outras drogas, assim como desenvolvendo programas de reabilitação, promoção e reinserção social”, disse o coordenador.

O evento também contou com apresentação do Coro Municipal de São Francisco de Paula e palestra com o tema "A reforma psiquiátrica e os desafios da atualidade", com palestrante e psicóloga Fernanda Elis Matte.

Caps
Os Centros de Atenção Psicossocial - Caps são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.

Nos estabelecimentos atuam equipes multiprofissionais, que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento, como psicoterapia, seguimento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares, entre outros.