13 OUT 2022
Prefeitura promove Caminhada pela Vida em alusão ao Outubro Rosa na próxima sexta (14)
Além da Caminhada, a Secretaria de Saúde também promove uma roda de conversa sobre autocuidado com o IMAMA e a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer

A prefeitura, através da Secretaria de Saúde em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de São Francisco de Paula, realiza na próxima sexta-feira (14), uma caminhada em alusão ao Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate ao câncer de mama e de colo de útero. A concentração acontece a partir das 10h, na Avenida Júlio de Castilhos, em frente ao Monumento ao Negrinho do Pastoreio. Em caso de chuva, a caminhada será transferida para um encontro na Câmara Municipal de Vereadores, no mesmo horário.

Além da Caminhada, a Secretaria de Saúde também promove uma roda de conversa sobre autocuidado com o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA) e a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN). A atividade acontece às 14h, na Câmara de Vereadores, e é aberta ao público. A roda de conversa vai reunir membros da Liga Feminina de Combate ao Câncer de São Francisco de Paula, membros da administração municipal, equipes da Secretaria de Saúde, escolas e empresários do município para esclarecer dúvidas sobre o câncer de mama.

Durante todo o mês de outubro, as Unidades de Saúde do Município realizam campanhas de conscientização sobre a importância de se prevenir e diagnosticar precocemente os cânceres de mama e de colo de útero. De acordo com o Secretário de Saúde Moacir Daros, as atividades são uma oportunidade de relembrar a importância do autocuidado e da realização dos exames de rotina. "A caminhada e a roda de conversa também servem como um lembrete para todas as mulheres de 25 a 64 anos sobre a importância do exame preventivo de câncer de colo de útero e para todas as mulheres com mais de 40 anos para que, além do preventivo, façam também a mamografia regularmente. Os dois estão disponíveis na rede SUS gratuitamente. Quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura para as duas situações", ressaltou o Secretário.

Outubro Rosa
O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. O objetivo do Outubro Rosa 2022 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.