30 DEZ 2022
Rede Municipal de Ensino registra crescimento nas avaliações educacionais do IDEM
Foto: Josiele Silva
Estudantes da rede municipal de ensino realizaram avaliação para verificar o aprendizado adequado em Língua Portuguesa e Matemática

Estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino realizaram, no mês de dezembro, prova para avaliar a qualidade do ensino oferecido, aplicada pela Secretaria de Educação em parceria com o sistema Aprende Brasil. O teste avaliou os conhecimentos dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática e gerou dados para o planejamento das políticas educacionais das escolas municipais.

De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Municipal (IDEM), 844 alunos realizaram a prova de matemática e 73,5% apresentaram desempenho recomendável, o que representa um aumento de 19,8% em relação ao IDEM realizado no mês de março. A prova de língua portuguesa foi aplicada para 837 alunos e 69,3% apresentaram desempenho recomendável durante a avaliação, e teve um aumento de 24,8% no desempenho dos alunos em relação ao IDEM realizado no mês de março. O destaque fica para os alunos dos anos iniciais, com resultados superiores a 70% em matemática e 60% em língua portuguesa, também superior aos resultados obtidos na avaliação aplicada no inicio do ano.

Segundo a Secretária de Educação Ana Paula Ferreira Cruz Bennemann, o IDEM é o resultado de todas as ações realizadas pela Secretaria de Educação para melhorar cada vez mais o processo de ensino-aprendizagem nas nossas escolas. "Foi uma avaliação realizada com os alunos do ensino fundamental nos meses de março de dezembro, na qual é possível identificar quais são os elementos que ampliam ou não o sucesso do aluno na escola e vai dar base para o planejamento de políticas que elevam a qualidade do processo de ensino-aprendizagem para o próximo ano”, explica a Secretária.