17 JAN 2023
Inscrições para vacinação contra brucelose de bovinos e bufalinos vão até dia 2 de maio
Produtores devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura

As inscrições para vacinação contra brucelose de bovinos e bufalinos já estão abertas e podem ser feitas diretamente na Secretaria de Agricultura ou por telefone até o dia 2 de maio. Para participar, é necessário que o proprietário rural se enquadre nos critérios do Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (PRONAF).

A vacinação inicia no mês de fevereiro deste ano, onde serão vacinados terneiras entre 3 e 8 meses de idade, com doses gratuitas da vacina RB19 para cada proprietário rural que possua até 15 terneiras de 3 a 8 meses. A vacinação faz parte do Programa Municipal de Vacinação de Bovinos e Bufalinos, criado pela Lei Municipal 3.283 de 21 de março de 2017, que possibilita a gratuidade da aquisição das doses de vacina, dos materiais e equipamento, além da vacinação executada pelo veterinário do município.

Para quem tem interesse, a inscrição é feita diretamente na Secretaria de Agricultura, na Avenida Júlio de Castilhos, 60, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h ou pelos telefones (54) 3244-1415 e (54) 3244-1325 (WhatsApp). Para verificação do enquadramento nos critérios do PRONAF, a Secretaria de Agricultura fica autorizada a solicitar a prova da posse do imóvel rural e o documento oficial que comprove a quantidade total de animais. Também terão direito ao mesmo número de doses de vacinas os proprietários rurais que possuem agroindústrias familiares registradas nos locais de inspeção.

A doença
Brucelose é uma doença causada por uma bactéria que acomete, principalmente, bovinos e bubalinos, com caráter zoonótico, podendo ser transmitida para o homem. Fêmeas contaminadas podem ter retenção placentária, repetições de cio, queda de produção de leite, nascimentos prematuros, corrimento vaginal e aborto no terço final da gestação. Já nos machos, podem ocorrer inflamação dos testículos, infertilidade permanente ou temporária e morte de bezerros no nascimento. A doença não tem cura nos animais e a principal forma de evitá-la é por meio da vacinação.

Maiores informações: (54) 3244-1415 ou (54) 3244-1325 (WhatsApp)