17 MAI 2023
Secretaria da Agricultura leva educação sanitária para as escolas municipais
Foto: Josiele Silva
Primeira edição aconteceu na Escola Presidente Castelo Branco

A Secretaria de Agricultura, através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em parceria com a Secretaria da Educação promoveu na última terça-feira (16), na Escola Presidente Castelo Branco, a primeira edição do projeto "Educação Sanitária nas Escolas Municipais da Cidade e do Interior". O programa consiste em palestras ministradas nas escolas municipais, para alunos com idades entre 10 e 14 anos. Através dessa iniciativa, os técnicos do SIM, Angelo Pretto e Bianca Pereira, buscam fortalecer a conscientização pública e incentivar práticas seguras, resultando em uma comunidade mais saudável e segura.

O objetivo principal do projeto é fornecer conhecimento às famílias por meio de seus filhos, abordando tópicos relacionados à higiene e manipulação dos alimentos, bem como o papel essencial desempenhado pelo médico veterinário na cadeia alimentar. Através dessas palestras educativas, busca-se conscientizar os alunos sobre a importância de práticas seguras e saudáveis ​​relacionadas aos alimentos que consomem diariamente.

De acordo com a técnica e veterinária do SIM Bianca Pereira, a iniciativa nasceu com a finalidade de divulgar o conhecimento técnico e especializado que os profissionais do SIM detêm, buscando assim fazer a diferença na sociedade. "Ao educar os jovens, espera-se criar uma nova geração de cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de tomar decisões informadas sobre a higiene e segurança alimentar, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade", ressaltou Bianca.

As próximas edições acontecem nos dias 16, 17, 24, 25 e 26 de maio, nas escolas Presidente Castelo Branco e Eng. João Magalhães Filho. No interior do Município, as palestras devem acontecer na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro, em Lajeado Grande e na Escola Municipal Gastão Englert, no distrito do Rincão dos Kroeff. Ainda não há datas definidas para as palestras no interior.

Sobre o serviço de inspeção municipal (SIM)
O serviço de inspeção municipal é responsável por garantir a segurança e qualidade dos alimentos fornecidos à população. Por meio de inspeções regulares e orientações técnicas, o SIM contribui para a proteção da saúde pública e o cumprimento das normas sanitárias vigentes.