19 MAI 2023
Prefeitura destina 2,3 milhões para construção de bloco cirúrgico e reforma do Hospital de São Francisco de Paula
O recurso será investido em 3 salas para cirurgia, 5 leitos de recuperação e reforma do refeitório e lavanderia da instituição

O Prefeito Marcos Aguzzolli e o Secretário de Saúde Juliano Paz entregaram simbolicamente na tarde de ontem (18) a quantia de 2,3 milhões de reais para investimento do Hospital de São Francisco de Paula. O recurso deve ser implantado na construção de um bloco cirúrgico com 3 salas e 5 leitos de recuperação, além da reforma do refeitório e da lavanderia da instituição.

O Diretor Médico Administrativo do Hospital Tadeu Stringari destaca que com o novo bloco cirúrgico, o Hospital de São Francisco de Paula poderá realizar qualquer cirurgia de média complexidade. “Queremos nos tornar um centro de referência para o Estado, evitando que nossos pacientes tenham que sair do Município para receber atendimento cirúrgico”, afirma. A instituição, que já é referência em cirurgia vascular, pretende ofertar também cirurgias ginecológicas, urológicas, traumato-ortopédicas, geral e plásticas, por meio da habilitação do Centro Cirúrgico, Centro de Nutrição e Dietética e da Central de Higienização.

“Esse é um momento histórico para a nossa cidade, que marca uma nova era no atendimento à saúde oferecido em São Francisco de Paula” relembrou o Prefeito Marcos Aguzzolli. O Hospital, que acaba de finalizar a reforma de toda a sua área de urgência e emergência, tem recebido investimento crescente por parte do Executivo.

Através de convênio firmado em 2022 entre Hospital e Prefeitura, foi possível garantir mensalmente cerca de 600 ultrassonografias, 170 consultas especializadas e 290 procedimentos ortopédicos e de traumatologia, chegando a mais de 12.000 atendimentos por ano. Essa parceria garantiu que possam ser realizados 24 tipos de ultrassonografias, eletrocardiogramas e consultas com médicos especializados nas áreas de cardiologia, traumatologia e cirurgia vascular, entre outros serviços.

Na assinatura deste novo termo, assinado na tarde de ontem (18), também estiveram o Vice-Prefeito Thiago Teixeira, o Diretor do Hospital Walterez da Rosa Bernhardt, o vice-diretor do Hospital Mauricio Valin,  o Secretário de Desenvolvimento Social e Habitação Itamar de Leon, e o ex-secretário de saúde Moacir Daros.