Ir para o conteúdo

Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula - RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Meio Ambiente

Ações realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

ECOPONTOS

Desde o dia 08 de agosto de 2019, a cidade começou a contar com Ecopontos, locais onde a comunidade pode destinar corretamente materiais recicláveis como plástico, papel, alumínio e vidro. Os 3 locais contemplados com as estruturas de metal, Bairro São Miguel e Escolas Castello Branco e Mercedes, já trabalhavam com a separação e a reciclagem de resíduos.

A Associação de moradores do Bairro São Miguel vai ser responsável por gerir o primeiro Ecoponto, enquanto as Escolas utilizarão do material recolhido nos outros dois para o trabalhar os 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) com os alunos da rede municipal.

A ação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade busca oportunizar o descarte correto dos materiais recicláveis despertando a consciência ambiental e demonstrando que com a cooperação e envolvimento da comunidade é possível diminuir o impacto ambiental do nosso consumo.

“Esse é um projeto piloto que pretendemos ampliar para as demais escolas municipais”, afirma a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Damiane Boziki.

68516107_2112346092405078_8481604109361741824_o

Imagem por Carolina Andriola.

MICROCHIPAGEM

Animais de rua e animais castrados e doados por meio da Secretaria de Meio Ambiente recebem microchipagem a partir do mês de maio de 2019.

O microchip é aplicado por um médico veterinário, é seguro, e permite saber a procedência do animal em caso de fuga ou necessidade de encontrar os donos. Ele é um micro-circuito eletrônico, de tamanho aproximado a um grão de arroz, implantado sob a pele. O microchip contém um código exclusivo e inalterável que transmite informações específicas.

A previsão da Secretaria do Meio Ambiente é de microchipar cerca de 500 animais no ano de 2020.

59442836_2052087181764303_6182377145080217600_o

Imagem por Carolina Andriola.

GINCANA AMBIENTAL MUNICIPAL

A Gincana Ambiental Municipal criada e executada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de junho a novembro de 2019 teve como objetivo integrar, por meio de atividades ambientais, os estudantes, professores, funcionários e familiares no Município e envolver toda a comunidade escolar nas questões pertinentes ao meio ambiente, propiciando momentos de informação, reflexão e estímulo à participação consciente nas ações propostas pelos órgãos ambientais.

As principais atividades foram focadas no recolhimento e separação de resíduos gerados no dia a dia dos estudantes, como garrafas pet, latinhas de alumínio, pilhas, baterias e óleo de cozinha, limpeza do ambiente em que convivem, como salas de aula e pátio da escola, unir alunos, parentes e vizinhos para palestras ofertadas pela Secretaria, criação de slogans e redações com temas ambientais e fotografias de atividades corretas e incorretas relacionadas ao tema.

A premiação contou com viagens até o Zoológico de Gramado e Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS. Confira as colocações na imagem em anexo!

Hey friends,(1)

Imagem por Emily Carvalho.

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado a partir do Artigo 19 da Lei nº 10.696 de 2003, tem como objetivo promover o acesso ao alimento e incentivar a agricultura familiar. O PAA é executado desde junho de 2019 pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, contando com 13 agricultores.

Os alimentos são enviados gratuitamente para instituições do município, como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, Casa de Passagem, Fundação Projeto Terra, Centro Integrado Social - SIS, Escola Municipal de Educação Especial Dr. Angelo Athanásio, EMEI Vó Bem Vinda, EMEI Nossa Senhora do Rosário, EMEF João Magalhães, EMEF Presidente Castelo Branco e Hospital.

Média de alimentos adquiridos dos agricultores familiares e doados para as entidades mensalmente:

tABELA PRODUTOS

Pelo sucesso apresentado pelo Programa no ano de 2019 a Secretaria pretende ampliar a quantidade de Agricultores no próximo ano.

APROVEITE A CHEGADA DA PRIMAVERA E CULTIVE TAMBÉM SEU AMOR PERFEITO!

Com o início da primavera, durante o mês de outubro de 2019, a Secretaria de Meio Ambiente trocou garrafas pet por mudas de flor Torenia fournieri, conhecida popularmente como “Amor Perfeito”. A cada cinco garrafas entregues na Secretaria os munícipes levaram uma muda de flor para cultivar e, ao mesmo tempo, foram incentivados à reciclagem dos seus resíduos cotidianos.

RECOLHIMENTO DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS

Considerando que os aparelhos eletrônicos descartados de maneira incorreta causam diversos danos no meio ambiente como poluição do solo, do ar, dos recursos hídricos e afetam a condição sanitária dos munícipes, pelo risco à saúde dos catadores, além de danos econômicos, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade recebe toda variedade de material eletrônico gratuitamente e encaminha para empresa licenciada para a devida reciclagem dos produtos.

CASTRAÇÃO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS GRATUITAMENTE

Respeitando a Lei Ordinária Municipal nº 3468/2019, Artigo 4º, Inciso XII, a Secretaria conta com uma Clínica Veterinária contratada para castrar cães e gatos domésticos para famílias de baixa renda ou beneficiários de Programas Sociais.

Sabendo que a superpopulação de canídeos e felinos é uma problemática de saúde pública, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade tem como objetivo minimizar a quantidade de animais que acabam não encontrando um lar ou sendo abandonados, procriando desenfreadamente, sofrendo com a falta de alimento, água, abrigo, contraindo doenças e correndo risco de atropelamento e maus tratos.

Do ano de 2017 até 2019 foram castrados aproximadamente 350 animais.

 
 
 
 
Newsletter
Cadastre-se e receba em seu e-mail nossos informativos
CADASTRAR
ENDEREÇO
Av. Júlio de Castilhos, 444 - Bairro Centro - CEP: 95400-000
CONTATO
(54) 3244-1386
ATENDIMENTO
Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h
SIGA-NOS
Brasão
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia