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Consiste na inclusão, nas salas de aula de ensino regular, de alunos com qualquer tipo de deficiência, altas habilidades e/ou superdotação, devidamente matriculadas em alguma escola da rede municipal.
Para o aluno ter acesso ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), na sala de recursos multifuncional, é preciso que ele esteja matriculado em escola na Rede Municipal de Educação.
Etapas do Serviço
A partir da matrícula do educando, verifica-se quais as necessidades educacionais que tem e providenciam-se as devidas adaptações curriculares, bem como os atendimentos necessários.
Os professores da sala de aula regular fazem as devidas adaptações no planejamento da aula, para fins de atender o máximo possível às necessidades do aluno. Para melhor conhecimento do aluno, conversam com os pais para, assim, entenderem as particularidades deste.
Prazo para Atendimento
O serviço tem por objetivo o atendimento imediato das necessidades, não sendo possível definir um tempo para que ocorra, uma vez que depende de como se desenvolve o processo de aprendizagem de cada aluno. Ou seja, o tempo é o tempo do aluno, devidamente mediado/acompanhado pelo professor.
Forma de Acompanhamento
Os pais e/ou responsáveis pelo aluno podem acompanhar a solicitação do atendimento diretamente com a direção escolar, o que pode acontecer pessoalmente ou por telefone e e-mail da escola onde o filho deles está matriculado. É importante que os pais e/ou responsáveis mantenham contato ativo com a escola, especialmente com o professor que atende seu filho – tanto na sala de recursos multifuncional (AEE) quanto na sala de aula regular.
Observações
Unidade organizacional responsável pela execução/encaminhamento:
Secretaria de Educação/Setor Pedagógico
O contato inicial acontece na própria escola em que o aluno está matriculado na sala de aula regular. A coordenação pedagógica, o professor de sala de aula regular e o professor do AEE juntos organizarão como se dará o atendimento de cada aluno, considerando as dificuldades de aprendizagem de cada um. A família é comunicada sobre essa agenda de atendimento. Havendo necessidade de atendimento fora na escola, com profissional como, por exemplo, psicólogo, fonoaudiólogo, a escola contata o Setor Pedagógico da Secretaria da Educação para que seja providenciado os devidos encaminhamentos.