Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula - RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Inventário Histórico Cultural...

A relevância histórico-cultural leva em consideração o significado do cenário a que cada bem edificado está condicionado, visto que pode ser fonte material da história e remeter às memórias coletivas dos acontecimentos pretéritos ocorridos em seus locais de inserção, possibilitando a uma comunidade o conhecimento de seu passado, constituindo-se as edificações em importante meio de reconhecimento, referência urbana e valorização cultural. Para valorização do patrimônio de uma cidade, a população deve primeiramente conhecê-lo e sua preservação depende dos valores atribuídos a sua história.

Neste contexto, o inventário se destaca como meio eficaz de preservação, pois além da documentação elencada através de levantamentos físicos, características construtivas, registros de particularidades e heranças culturais das edificações, destacando-as como referência à cultura, memória e identidade de uma comunidade, é capaz de conservar a memória coletiva, proporcionando o respeito e a valorização dos bens. (Iphae, 2020)


São Francisco de Paula está construindo seu Inventário desde 2017. O trabalho se dá por meio do preenchimento de Fichas do Sistema de Rastreamento Cultural – Bens Edificados. São mais de 70 fichas em construção. 


Veja aqui as fichas finalizadas do Inventário de São Chico:


04 – Inventário da Escola José de Alencar 07 – Inventário do Hotel Parador Hampel
08 – Inventário do Hotel Cavalinho Branco
09 – Inventário do Cinema do Hotel do Campo (Cazuza Ferreira)

 
Seta
Versão do Sistema: 3.0.0 - 03/05/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia