1) Estudo e construção da linha pedagógica e organização institucional da rede municipal de ensino.
2) Criação da logomarca da Secretaria de Educação a partir da concepção de que a aprendizagem é potencializada através da conexão entre o meio, os conhecimentos e as pessoas.
3) A partir de 2017, garantia da hora atividade para todos os professores da rede municipal, conforme previsto na Lei n° 2814/2012.
4) Criação do Setor de Apoio Social ao Educando e à Escola.
5) Implantação do simulado interno na rede municipal de ensino para acompanhamento e monitoramento da aprendizagem dos estudantes.
6) Oferta de formação continuada para os profissionais da educação com objetivo de qualificar o processo de ensino e aprendizagem.
7) Adesão ao Sistema Aprende Brasil.
8) Oferta de turmas de aceleração para alfabetização de estudantes com distorção idade-série.
9) Implantação do PIT (Plano Individual de Trabalho).
10) Projeto permanente "família na escola" com objetivo de qualificar o envolvimento dos pais no processo de aprendizagem dos estudantes fortalecendo os laços sociais em cada comunidade escolar.
11) Projeto Biblioteca Itinerante na Educação Infantil.
12) Adesão e oferta da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a educação infantil e ciclo de alfabetização.
13) Instituição da Campanha permanente ,"fora da escola não pode".
14) Ampliação gradativa das vagas na etapa creche e encerramento da lista de espera na etapa da pré-escola.
15) Criação e abertura de uma nova escola de Educação Infantil - etapa Pré-Escola.
16) Nomeação em concurso de professores por área do conhecimento para os anos finais do Ensino Fundamental.
17) Adesão ao sistema estadual de geolocalização dos alunos que utilizam o transporte escolar objetivando o monitoramento e acompanhamento do programa bem como a eficácia da utilização dos recursos.
18) Organização das solicitações das Escolas de acordo com suas prioridades: estabelecimento de um valor anual por aluno e, a partir disso, cada escola tem autonomia para investir conforme considera mais adequado e necessário.
19) Investimentos na aquisição de equipamentos e mobiliários para qualificação do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação e pelas Escolas a partir de recursos vinculados e próprios.
20) Estudo, discussão e construção do Documento Curricular do Território a partir das concepções da Base Nacional Comum Curricular e do Referencial Curricular Gaúcho.
21) Projetos: Antidrogas, Seiva, Os 3 R, Educação para Diversidade. Desenvolvidos ao longo do ano letivo nas Escolas Municipais.
22) Campanha "seja aqui ou acolá, viva o respeito já!". A campanha tem por objetivo a valorização do RESPEITO e disseminação de informações e ações que podem contribuir para a redução de práticas de bullying e violência entre crianças e adolescentes.
23) Projeto GAPE para Correção do Fluxo Escolar.
24) Instituição do Programa de uniforme escolar.