Ações realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Desde o dia 08 de agosto de 2019, a cidade começou a contar com Ecopontos, locais onde a comunidade pode destinar corretamente materiais recicláveis como plástico, papel, alumínio e vidro. Os 3 locais contemplados com as estruturas de metal, Bairro São Miguel e Escolas Castello Branco e Mercedes, já trabalhavam com a separação e a reciclagem de resíduos.
A Associação de moradores do Bairro São Miguel vai ser responsável por gerir o primeiro Ecoponto, enquanto as Escolas utilizarão do material recolhido nos outros dois para o trabalhar os 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) com os alunos da rede municipal.
A ação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade busca oportunizar o descarte correto dos materiais recicláveis despertando a consciência ambiental e demonstrando que com a cooperação e envolvimento da comunidade é possível diminuir o impacto ambiental do nosso consumo.
“Esse é um projeto piloto que pretendemos ampliar para as demais escolas municipais”, afirma a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Damiane Boziki.
Imagem por Carolina Andriola.
Animais de rua e animais castrados e doados por meio da Secretaria de Meio Ambiente recebem microchipagem a partir do mês de maio de 2019.
O microchip é aplicado por um médico veterinário, é seguro, e permite saber a procedência do animal em caso de fuga ou necessidade de encontrar os donos. Ele é um micro-circuito eletrônico, de tamanho aproximado a um grão de arroz, implantado sob a pele. O microchip contém um código exclusivo e inalterável que transmite informações específicas.
A previsão da Secretaria do Meio Ambiente é de microchipar cerca de 500 animais no ano de 2020.
Imagem por Carolina Andriola.
A Gincana Ambiental Municipal criada e executada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de junho a novembro de 2019 teve como objetivo integrar, por meio de atividades ambientais, os estudantes, professores, funcionários e familiares no Município e envolver toda a comunidade escolar nas questões pertinentes ao meio ambiente, propiciando momentos de informação, reflexão e estímulo à participação consciente nas ações propostas pelos órgãos ambientais.
As principais atividades foram focadas no recolhimento e separação de resíduos gerados no dia a dia dos estudantes, como garrafas pet, latinhas de alumínio, pilhas, baterias e óleo de cozinha, limpeza do ambiente em que convivem, como salas de aula e pátio da escola, unir alunos, parentes e vizinhos para palestras ofertadas pela Secretaria, criação de slogans e redações com temas ambientais e fotografias de atividades corretas e incorretas relacionadas ao tema.
A premiação contou com viagens até o Zoológico de Gramado e Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS. Confira as colocações na imagem em anexo!
Imagem por Emily Carvalho.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado a partir do Artigo 19 da Lei nº 10.696 de 2003, tem como objetivo promover o acesso ao alimento e incentivar a agricultura familiar. O PAA é executado desde junho de 2019 pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, contando com 13 agricultores.
Os alimentos são enviados gratuitamente para instituições do município, como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, Casa de Passagem, Fundação Projeto Terra, Centro Integrado Social - SIS, Escola Municipal de Educação Especial Dr. Angelo Athanásio, EMEI Vó Bem Vinda, EMEI Nossa Senhora do Rosário, EMEF João Magalhães, EMEF Presidente Castelo Branco e Hospital.
Média de alimentos adquiridos dos agricultores familiares e doados para as entidades mensalmente:
Pelo sucesso apresentado pelo Programa no ano de 2019 a Secretaria pretende ampliar a quantidade de Agricultores no próximo ano.
Com o início da primavera, durante o mês de outubro de 2019, a Secretaria de Meio Ambiente trocou garrafas pet por mudas de flor Torenia fournieri, conhecida popularmente como “Amor Perfeito”. A cada cinco garrafas entregues na Secretaria os munícipes levaram uma muda de flor para cultivar e, ao mesmo tempo, foram incentivados à reciclagem dos seus resíduos cotidianos.
Considerando que os aparelhos eletrônicos descartados de maneira incorreta causam diversos danos no meio ambiente como poluição do solo, do ar, dos recursos hídricos e afetam a condição sanitária dos munícipes, pelo risco à saúde dos catadores, além de danos econômicos, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade recebe toda variedade de material eletrônico gratuitamente e encaminha para empresa licenciada para a devida reciclagem dos produtos.
Respeitando a Lei Ordinária Municipal nº 3468/2019, Artigo 4º, Inciso XII, a Secretaria conta com uma Clínica Veterinária contratada para castrar cães e gatos domésticos para famílias de baixa renda ou beneficiários de Programas Sociais.
Sabendo que a superpopulação de canídeos e felinos é uma problemática de saúde pública, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade tem como objetivo minimizar a quantidade de animais que acabam não encontrando um lar ou sendo abandonados, procriando desenfreadamente, sofrendo com a falta de alimento, água, abrigo, contraindo doenças e correndo risco de atropelamento e maus tratos.
Do ano de 2017 até 2019 foram castrados aproximadamente 350 animais.