27 MAR 2014
Instalação de Pluviômetro Semiautomático

Equipes da prefeitura (Departamento de Sistemas de informação e Suporte, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Obras), instalaram um pluviômetro semiautomático no Corpo de Bombeiros de São Francisco de Paula. O pluviômetro foi instalado no pátio da Corporação, onde vai recolher informações sobre a quantidade de chuva que ocorrer na cidade edivulgarem sites afins, como da Defesa Civil do Rio Grande do Sul e próprio site da cidade. A ideia é que a informação coletada fique disponível para todo público. O pluviômetro veio de um projeto federal feito pela Defesa Civil da cidade e todo material foi disponibilizado pelo CEMADEM (Centro Nacional de Monitoramento e Análise de Desastres Naturais), que desenvolve projeto de Pluviômetros nas Comunidades.

Mas o que é um pluviômetro?

O pluviômetro é um instrumento meteorológico utilizado para recolher e medir a quantidade de líquidos ou sólidos como chuva ou granizo. Como o equipamento mensura a quantidade de chuva que precipita, é elementar para estudos meteorológicos e hidrológicos em conjunto com o sensor de temperatura.

Como funciona a medição?

O pluviômetro deve ficar totalmente exposto à chuva. A medição é feita em milímetros lineares e calculada em diferentes espaços de tempos, como minutos, horas, dias, semanas, meses ou ano.

Quais os objetivos de um pluviômetro em São Francisco de Paula-RS?

O objetivo principal da instalação de um pluviômetro é de, registrar as chuvas que ocorrem em nossa região, manter um histórico dos dados coletados eprincipalmente de poder ajudar as cidades vizinhas com a prevenção dealagamentos, pois o que muita gente não sabe é que São Francisco tem muitas nascentes de rios, e as chuvas que ocorrem na nossa cidade é escoada para cidades vizinhas pelos rios e também pelo solo, ou seja, se chover muito em São Francisco essa água da chuva vai acabar atingindo as cidadesdo Vale do Caí, Vale dos Sinos e Vale do Paranhama.Todas essas cidades sofrem com pontos alagamentos e com os dados coletados e divulgados do pluviômetro, a comunidade interessada pode se prevenir muito antes de toda essa água descer com força máxima e alagar tudo.

Para mais informações acesse:

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024