Estreia neste sábado, às 17h, na Livraria Miragem (Av. Júlio de Castilhos,811) o projeto cultural Melô, uma mostra de artes visuais que usa a atividade apícola, seus produtos e a importância das abelhas de uma forma divertida e criativa. O artista gráfico e músico João Geraldo criou uma série de releituras de capas de álbuns musicais famosos para introduzir os elementos apícolas no cenário pop. Estão presentes referências de artistas que vão de Beethoven à Ludmilla, passando por Milionário e José Rico e ainda pelas bênçãos do Padre Fabio de Melo sem qualquer preconceito.
No formato tradicional do vinil, as intervenções se apresentam de diversas formas, ora quase imperceptíveis, ora radicais. A inspiração pode vir de uma associação inusitada ao nome, de uma paródia visual, de um neologismo linguístico ou de nova significação aos equipamentos de trabalho dos apicultores.
Abelha, mel, (bee e honey no idioma inglês), rainha, própolis e fumigadores, são alguns elementos e palavras presentes no cotidiano dos apicultores que aparecem nas criações de João Geraldo, um mero, porém ávido, consumidor de mel que, ao conhecer a apicultura, converteu-se num comprometido defensor destes incríveis insetos e colaborador nas causas de proteção ao meio-ambiente.
Um glossário acompanha o conjunto das obras, para situar quem ainda não teve a oportunidade de conhecer o maravilhoso universo apícola ou que, conhecendo, quer aprender algumas palavras ligadas à apicultura em inglês ou captar melhor o sentido da exposição.
O lançamento da Exposição Melô ocorreu em maio de 2019 e já visitada por mais de mais 5 mil pessoas. A temporada em São Francisco de Paula vai até 2 de março.