27 MAI 2022
Festa do Pinhão de São Francisco de Paula confirma as atrações nacionais Thaeme & Thiago e Sambô
Tradicional evento da Serra Gaúcha acontece 10, 11 e 12 de junho no Atlético Serrano e tem entrada gratuita

A tradicional Festa do Pinhão de São Francisco de Paula chega a sua 24ª edição com atrações nacionais e muita gastronomia serrana. A Festa, que acontece de 10 a 12 de junho, no Atlético Serrano, tem entrada gratuita e vai contar com show da dupla Thaeme & Thiago e do grupo Sambô, além do tradicionalista Luiz Marenco e de Os Serranos. A expectativa da Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto é de que o evento retome definitivamente o modelo tradicional da Festa após 2 anos de pandemia, com um público que deve chegar a milhares de pessoas que podem unir o já esperado frio da Serra, com mínimas perto 0 graus, com o clima romântico que ganha a cidade com o Dia nos Namorados.

Gastronomia com pinhão
Além da programação cultural, a 24ª Festa do Pinhão vai buscar resgatar receitas tradicionais na Serra Gaúcha que levam o pinhão como ingrediente principal. Já estão confirmados 14 restaurantes que devem trazer receitas já conhecidas pelos serranos como a paçoca de pinhão, o churrasco de pinhão e o entrevero de pinhão, além de releituras de comida já amadas, como o strogonofff de pinhão, a pizza com pinhão, o hambúrguer de pinhão e o taco de pinhão. Os pratos possuem valor único de 25 reais e servem uma pessoa.  O tradicional queijo serrano também terá seu espaço garantido no stand da Agricultura Familiar, parada imperdível.

Entrevero de pinhão é prato tradicional nos campos de cima da serra no inverno. Na foto receita da Doce Café. Foto: Carolina Andriola
O churrasco de pinhão ficará por conta do Restaurante Faullia, com inspiração Uruguaia/Argentina, em parceria com o Restaurante Castelli, que traz o toque serrano. Luis Mendes, sócio proprietário do Restaurante Faullia, traz dicas para quem quer replicar a receita tradicional dos Campos de Cima da Serra em casa. “O nosso toque especial, sem dúvida, é que o nosso churrasco de pinhão é assado na parrilla e não em uma churrasqueira comum. Nossa receita leva carne moída, massa de linguiça com especiarias e outro segredo é que o pinhão não é moído nem triturado, mas sim partido, criando uma textura um pouco diferente da receita tradicional, ainda mais especial”. Os acompanhamentos do churrasco de pinhão são a batata com especiarias e molho de queijo e a farofa da casa, com receita secreta.
Outra iniciativa super especial é o concurso “Meu prato de pinhão” que convida àquelas pessoas que possuem um dote extra na cozinha a apresentarem suas receitas de pinhão para jurados durante a Festa. As inscrições acontecem de 26 de maio a 8 de junho pelo link https://bit.ly/MeuPratoComPinhao2022.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, o Munícipio, considerado o maior produtor de pinhão do Estado deve produzir uma safra de cerca de 80 toneladas em 2022. A Festa conta com distribuição gratuita da semente cozida durante os três dias de evento.

Compras para o frio
Quem já sobe a Serra atrás de realizar compras de inverno também pode ficar feliz. Serão 60 espaços disponibilizados para comerciantes das mais diversas áreas, além de espaço que deve receber 14 artesãos locais expondo produtos feitos à mão, como facas, roupas de lã, arte em madeira, esculturas, produtos naturais e muito mais.

Confira a Programação Cultural:
Sexta-feira – 10 de junho

17h30      LUIZ MARENCO
  19h          VOLNEI GOMES & GRUPO
  21h          OS SERRANOS

Confira todos os restaurantes presentes na 24ª Festa do Pinhão:

Restaurante Delícias da Serra - Paçoca de Pinhão
Restaurante Faullia e Restaurante Castelli -  Churrasco de Pinhão na parrilla , batata com especiarias ao molho de queijo e farofinha aromatizada
Big Pão - Crepe Francês
Restaurante CTG - Pastelão de Pinhão com carne e queijo serrano