20 NOV 2023
São Francisco de Paula tem participante finalista no Programa Jovens Líderes do Agro
Técnica em Agropecuária, Maria Carolina Buhler Azeredo é finalista com projeto que propõe iniciativa para valorizar a carne sustentável serrana
A Técnica em Agropecuária Maria Carolina Buhler Azeredo, moradora de São Chico, é uma das 88 finalistas da 5ª edição do Programa CNA Jovem, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Maria é uma dos três representante do Rio Grande do Sul na fase final do programa, que reúne jovens de todo o Brasil com o objetivo de desenvolver lideranças para o agronegócio. A partir dessa última etapa, os jovens finalistas serão divididos em grupos e terão a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras para os desafios propostos nas fases anteriores com foco nas áreas empresarial, institucional, sindical, política e educacional. Ao final da jornada, as iniciativas vencedoras serão reconhecidas pelo Sistema CNA/Senar.

Formada em Técnico em Agropecuária pela Escola Bom Pastor de Nova Petrópolis (Nova Petropolis- RS) e estudante do 7º semestre de Medicina Veterinária pela ULBRA, Maria Buhler tem 23 anos e trabalha diretamente com os produtores de São Chico e região. Também faz parte do grupo jovens rurais do Sindicato Rural de São Francisco de Paula. Em visita ao gabinete do Secretário de Agricultura Alexandre Bossle, a finalista do CNA Jovem contou que sua iniciativa, intitulada "Carne sustentável serrana junto à sociedade", tem como objetivo valorizar a carne produzida a pasto nos campos de cima da serra gaúcha. "A gente quer mostrar  como é feita a produção de carne aqui, nas grandes extensões territoriais, com as vantagens do clima serrano, bem-estar animal e sustentabilidade ambiental", explica Maria. "Também queremos fazer parcerias com frigoríficos, restaurantes, pontos turisticos e criar um selo de valorização para essa carne", finalizou.

A iniciativa de Maria também inclui ações como visitas a escolas para conscientizar as crianças sobre a produção sustentável de carne, parcerias com frigoríficos para a comercialização da carne com selo de valorização e incentivo ao turismo rural para que as pessoas conheçam as fazendas que produzem carne sustentável.

Sobre o CNA Jovem
O CNA Jovem é um programa patrocinado e dirigido pelo Sistema CNA/Senar, através do Senar, voltado para a identificação, desenvolvimento e integração de lideranças jovens em todos os estados do Brasil. Voltado para jovens com idade entre 22 e 30 anos, com formação técnica ou superior e vínculo com o agro, o programa oferece capacitação em técnicas de inovação e liderança com a finalidade de produzir um elenco de iniciativas com resolutividade para desafios do setor, além de proporcionar um grande desenvolvimento pessoal e profissional como líder. O programa é dividido em três etapas: uma online, uma estadual presencial e uma nacional presencial. A fase nacional presencial do Programa CNA Jovem será realizada nos dias 8 a 10 de dezembro, em Brasília.