24 JAN 2024
São Chico Beatles Festival recebe mais de 15 mil pessoas durante 3 dias de shows
Foto: Elica Brenda
A cidade de São Francisco de Paula reforçou ser o destino certo para os amantes de Beatles e do rock and roll. Durante o último final de semana, mais de 15 mil pessoas passaram pelo São Chico Beatle Festival, para curtir cerca de 20 horas de música, com 17 bandas tocando sucessos do quarteto de Liverpool. Com uma estrutura ampla, o evento contou com   entrada franca e transformou as margens do Lago São Bernardo em um grande show de homenagens aos Beatles.

A edição de 2024 foi uma realização da Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula através da Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto. Bandas como Nenhum de Nós, Rock de Galpão, Star Beatles e outros, proporcionaram uma experiência única aos fãs de todas as idades. Destacaram-se os tributos individuais a John Lennon, Paul McCartney e George Harrison, apresentados pelos músicos como Francisco Desalvo, Diego Lopes e Charles Busker.

No encerramento, domingo (21/01), Nenhum de Nós levou o público a uma jornada especial, revivendo os sucessos dos Beatles e também os hits mais tocados da banda. Além disto, o show contou com participação especial do músico Alemão Ronaldo, figura pioneira do rock gaúcho.

As bandas da região também arrasaram: Chico Santo (São Francisco de Paula), Bier Rock Band (Canela), Lareirau (São Francisco de Paula) e Barba & Blues (São Francisco de Paula) emocionaram o público e fizeram todo mundo cantar.

Com uma área coberta de 1.400m², o público ficou abrigado da chuva, e ainda aproveitou a área, que reunia o melhor da culinária da região, cervejas artesanais e lojinha de souvenirs personalizados do evento, além dos estandes com a exposição dos artesanato de São Chico, as produções da Agricultura Familiar e o brechó beneficente da ONG Amigos de Rua, que trabalha na causa animal. Outro diferencial do evento foram as inserções de falas do projeto Lixo Zero Recicla São Chico, durante as trocas de banda, conscientizando as pessoas de que todo resíduo, com potencial de ser reciclado, pode e deve ser destinado para catadores de material reciclado. Lixeiras com identificação de material foram espalhadas pelo evento.

Nas rodas de conversa pós shows, o comentário era de que, em breve, São Francisco de Paula se tornará a capital dos Beatles no Brasil. Questionado sobre esta afirmação, o secretário Rafael Castello Costa comentou que este é um cenário a ser considerado. “Este é um festival que está se consolidando no estado e no Brasil, sobre isto não restam dúvidas”, afirmou Rafael.

A Brigada Militar assegurou que 8 mil pessoas estiveram nos arredores do lago São Bernardo, durante os shows de domingo (21/01). A estimativa é de que o público total, nos três dias de evento, tenha chegado em mais de 15 mil pessoas.

Autor: Patrícia Viale - Jornalista DRT/RS 8029