01 FEV 2024
IPTU 2024: saiba como emitir a guia de pagamento
A Prefeitura informa que os cidadãos que desejam pagar o IPTU 2024 já podem gerar o boleto diretamente pelo Portal da Prefeitura. Dessa forma, o contribuinte pode efetuar o pagamento sem precisar sair de casa, evitando filas e transtornos. É possível pagar a taxa à vista com desconto de 10% ou parcelar em até sete vezes.

Confira o passo a passo para emitir a guia de pagamento online:
1. No site da Prefeitura: www.saofranciscodepaula.rs.gov.br, clique no banner IPTU 2024 ou acesse o link bit.ly/iptu24

3. Você será direcionado para um link de acesso externo, onde será solicitado que seja preenchido o CPF/CNPJ do contribuinte do imposto e a palavra de verificação.

4. Após inserir os dados requeridos, a lista dos imóveis associados ao CPF/CNPJ fornecido na etapa anterior será apresentada na tela. Para obter o carnê do imóvel desejado, clique na respectiva informação do imóvel. Vale lembrar que, caso o contribuinte possua mais de um imóvel, todos serão mostrados em formato de lista e devem ser acessados individualmente para que o carnê correspondente a cada imóvel seja exibido.

5. Depois de selecionar a propriedade desejada, você poderá ver na tela as informações sobre as parcelas do IPTU 2024, bem como todo o histórico de pagamento do imposto.

6. No carnê constará opção paga pagamento à vista com desconto, válido até 10 de março, e também a opção para parcelamento em até 7 vezes, com vencimento da primeira parcela no dia 10 de junho. Para imprimir o boleto do IPTU com desconto de 10% para pagamento único até 10/03/2024, siga as etapas abaixo:

7. Após clicar na aba Carnê IPTU, uma nova tela irá aparecer. Insira a data de pagamento, que não deve ser posterior a 10/03/2024 (vencimento da cota única) e clique em imprimir.

8. Depois de gerar o boleto no sistema, você pode escolher entre salvá-lo (download) ou imprimi-lo. Além disso, também existe a opção de pagamento via PIX, que pode ser feito por meio da leitura de QR code diretamente no boleto.

9. Para realizar o pagamento parcelado do IPTU, o contribuinte precisa selecionar todas as parcelas referentes ao ano de 2024 (exceto a primeira, que é a cota única). Isso inclui um total de sete parcelas. Para finalizar a transação, clique na opção "carnê IPTU" no canto superior da tela.

10. Na nova tela, insira a data do dia de impressão do carnê e selecione a opção "imprimir".

11. Depois de gerar os boletos no sistema, você pode escolher entre salvá-lo (download) ou imprimi-lo. Além disso, também existe a opção de pagamento via PIX, que pode ser feito por meio da leitura de QR code diretamente no boleto.