02 ABR 2024
COMPEDE lança Cadastro Municipal de Pessoas com Deficiência
Evento também distribuiu os primeiros doze Cordões de Girassol para identificação de pessoas com deficiências não visíveis
O COMPEDE (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação lançou na última quarta-feira (27) o Cadastro Municipal de Pessoas com Deficiência e também realizou a entrega formal do primeiro lote dos Cordões de Girassol, instituídos através da Lei 3803/2023 aprovada pela Câmara de Vereadores do Município no ano passado.

Cadastro de Pessoas com Deficiência
A partir de hoje (2), pessoas com deficiência já podem realizar o cadastro através do link bit.ly/CadastroPCDSFPaula ou pessoalmente no CRAS. Este é um mecanismo importante para que o Conselho reúna dados estatísticos para balizar serviços e políticas públicas. Aqueles cadastrados receberão o crachá de pessoa com deficiência e ou/ o Cordão de Girassol, em caso de deficiência não visível.

Cordão de Girassol
O uso do cordão de fita com desenhos de girassóis foi instituído por lei como símbolo nacional de identificação das pessoas com deficiências ocultas, aquelas que não podem ser observadas de imediato, como é o caso da surdez, Transtorno do Espectro Autista (TEA), algumas deficiências intelectuais, entre outras. A medida objetiva promover a conscientização e o respeito a direitos previstos, como atendimento prioritário.

A fita de girassol, como convenção internacional, representa e identifica as necessidades especiais das pessoas com deficiências ocultas, visto que essas condições não possuem sinais físicos óbvios, mas podem afetar significativamente a vida cotidiana das pessoas. O item também não dispensa a apresentação de documento comprobatório da deficiência, caso seja solicitado pelo atendente ou pela autoridade competente.

Fonte: Departamento de Comunicação
Autor: Carolina Andriola