26 ABR 2024
2º Carijada Serrana resgata saber guarani na produção de erva-mate
O evento acontece de 17 a 19 de maio em São Francisco de Paula

O CETAP (Centro de Tecnologias Alternativas Populares), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, promove de 17 a 19 de maio a 2º Carijada Serrana, na localidade do Caconde, em São Francisco de Paula. O encontro busca resgatar uma prática ancestral guarani de produção de erva-mate, que passa pela colheita, sapeco, secagem e moagem dos ramos de folhas da planta, símbolo regional. A vivência em grupo busca resgatar essas práticas realizadas por famílias da região e produzir uma erva-mate de sabor único.

Na primeira edição da Carijada Serrana foram produzidos cerca de 50 kg de erva por meio da poda de árvores nativas e através da produção em formato de oficina: montagem do carijo, poda/coleta, sapeco, secagem, ronda, moagem e mateada. O evento é marcado pelas trocas de experiências e vivências do manejo agroflorestal para a fabricação artesanal de erva-mate, neste sistema ancestral que é o carijo.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo telefone (51) 99105-4541 até dia 10 de maio. O valor de R$150,00 por pessoa garante alimentação durantes os 3 dias de evento, além de área para acampamento com banheiros e energia elétrica.

A 2º Carijada Serrana conta com o apoio do Coletivo Catarse, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e RGE.

DIA 1 – SEXTA-FEIRA – 17/05
• final do dia (a partir das 17h), chegada dos participantes e sessão de cinema com exibição do documentário Carijo, o filme (20h)

DIA 2 – SÁBADO – 18/05
• visita ao SAF com manejo do erval em área de regeneração natural, com Professor Ricardo Mello (UERGS)