No início deste mês de janeiro a Emater/RS-Ascar, o Sindicato Rural e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Francisco de Paula promoveram uma campanha de controle biológico das lagartas do milho.
O controle biológico consiste em liberar, no ambiente, espécies de vespas hospedeiras, que parasitam as lagartas que causam importantes danos econômicos na cultura do milho. A ação desta vespa se dá pela postura de seus ovos no interior dos ovos das lagartas. Desta forma, a larva da vespa se alimenta do ovo da lagarta, controlando a mesma, explica o técnico da Emater/RS-Ascar de São Francisco de Paula, Jean Carlos de Matos.
Na safra 2014/2015, a tecnologia foi utilizada em 56 hectares de milho em São Francisco de Paula, graças a uma parceria da Emater/RS-Ascar e Sindicato Rural, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Neste ano, foram aplicadas cartelas em 60 hectares de milho, em diversas localidades do município. Os produtores vêm adotando essa tecnologia devido aos seus benefícios financeiros e ecológicos. Os que já a utilizam estão bastante satisfeitos com os resultados, afirma Matos. Segundo ele, espera-se uma crescente demanda pela tecnologia, reduzindo custos os de produção, o impacto ambiental e melhorando a qualidade de vida dos produtores. Matéria feita pela Assessoria de Imprensa da Emater/Ascar regional Caxias do Sul, coordenada pela Jornalista Rejane Paludo.