17 AGO 2015
Churrasco de confraternização do grupo da melhor idade

Secretaria Municipal do trabalho, habitação e assistência social promove churrasco de confraternização do grupo da melhor idade e ação social no Bairro Santa Isabel.

O Salão Paroquial do bairro Santa Isabel recebeu nessa quarta-feira duas atividades promovidas pela Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social. Primeiramente aconteceu o tradicional churrasco de confraternização do grupo da melhor idade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos coordenado pelo Padre Elias. Em seguida, foi realizada a primeira Ação Social da secretaria. A comunidade, como de costume, abraçou o evento e compareceu em peso para as duas atividades. Estiveram presentes o Prefeito Juarez Hampel, o Secretário Municipal de Assistência Social Dorgel da Silva que foi o responsável pelo evento,os Secretários Municipais de Administração Marcos Davi Kirsch,Proteção Ambiental Flávio Alves, e os Padres Leonardo Dall Osto eh e HIgino Tonon. Os usuários desfrutaram de um legítimo momento de inclusão social e saborearam um churrasco de alta qualidade.

Pela tarde, durante a Ação Social, foram apresentados todos os serviços da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social pelos próprios profissionais responsáveis. O Secretário Dorgel apontou dados importantes sobre as atividades da Secretaria mostrando transparência e efetividade. Cada oficineiro do CRAS apresentou sua oficina (gaita, violão, artesanato, cabeleireira, teologia, culinária) e instigou a comunidade a participar. Os profissionais do CRAS, CREAS, Casa de Passagem e Casa do Trabalhador também exibiram seu trabalho e esclareceram dúvidas. A Secretaria Municipal de Saúde se fez presente com duas profissionais que estavam medindo pressão e glicose dos participantes.

O combate a desigualdades e a promoção do desenvolvimento humano são ações que configuram a defesa da vida na dimensão social e ética. Participar supõe modos de se expor, de ver e ser visto, de criticar e ser criticado, ser capaz de argumentar, colocando em circulação diferentes saberes e modos de produção de conhecimento. Tomados em sua igualdade, estes conhecimentos podem circular sem reafirmar hierarquias, podem ser questionados sem ser desqualificados. (MDS, 2009, p. 44). É neste sentido que a Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social promove atividades que possibilitam a participação da comunidade e integração das classes sociais e hierárquicas.