20 AGO 2019
Queijo Serrano é homenageado no Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Um encontro batizado de “Roda de Memória” celebrou sábado, 17 de agosto, uma das riquezas de São Francisco de Paula: o queijo serrano. Produzido há mais de 200 anos artesanalmente nos Campos de Cima da Serra, a iguaria foi reverenciada pela comunidade no Interior de Cazuza Ferreira.  A ação fez parte da mobilização estadual em torno do Patrimônio Cultural que movimentou 60 municípios gaúchos.

Em São Chico, a celebração do primeiro Dia Estadual do Patrimônio Cultural começou cedinho com a saída de um ônibus da sede do município em direção à Queijaria Sopro do Minuano. A viagem de cerca de duas horas até a Fazenda Potreiros levou os convidados ao local onde todos os dias o leite cru se transforma em queijo e materializa o primeiro  “Patrimônio Cultural Imaterial da cidade” reconhecido pela Lei 3274 em julho desde ano.

Embarcaram nesta caravana cultural a representante da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, diretora do Instituto Estadual da  Música, Cida Pimentel, o prefeito Marcos Aguzzolli, o vereador Renato Marques, a secretária do Meio Ambiente, Damiane Boziki, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Israel da Sóis, acompanhado de membros do Conselho, seis estudantes do Ensino Fundamental, professores e convidados. De outros lugares, também chegaram por volta das 11h, técnicos da Emater, entre eles o gerente adjunto regional, Eloi Portolan, a chefe do Escritório de São Francisco de Paula, Sandra de Moraes e a veterinária Lilian Ceolin, representantes de quatro associações de produtores, entre elas a AproSãoChico. E completaram a Roda os chefs de cozinha Marcos Livi e Márcio Ávila. O evento teve o apoio do Sicredi.

Acomodados no espaço simples e aconchegante da queijaria, o grupo pode ouvir por cerca de uma hora as histórias contadas pelos protagonistas, os fazedores de queijo. O casal anfitrião José Luiz Cardoso e dona Inês Cardoso contou como é a receita que dá sentido à vida na fazenda. O mestre queijeiro Manoel dos Santos, o famoso Seu Didi, e sua esposa, também encantaram a plateia contando como tratam o gado e como preparam o queijo na Chácara Recanto da Natureza. Guardiões do patrimônio cultural e seus admiradores degustaram juntos uma delícia de refeição, cuja estrela foi o magnífico queijo serrano.

“Foi uma experiência única, um mergulho no Rio Grande profundo cheio de significado. São Chico foi um destaque nas comemorações do Dia Estadual do Patrimônio”, disse Cida Pimentel.

O chef Marcos Livi, natural de São Francisco de Paula e empresário radicado em São Paulo, contou aos presentes suas memórias afetivas com o queijo e como a iguaria é admirada na gastronomia.

“Não poderia faltar a este encontro. Isso faz parte da minha vida. Que bom que o nosso jeito de fazer o queijo agora é patrimônio cultural de São Francisco de Paula. Estamos de parabéns”, comemorou o chef.

Saiba mais:

O Dia Estadual do Patrimônio foi decretado este ano pelo governador Eduardo Leite. No Brasil, a data é festejada desde 1998 e marca o nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, órgão criado em 1937 para valorizar, promover e preservar o patrimônio cultural brasileiro.

Além da Roda de Memória sobre o Queijo Serrano, São Francisco de Paula realizou outras duas ações para festejar a data: o concurso de fotografia “um olhar sobre o patrimônio” envolvendo alunos do Ensino Fundamental e dois dias de Museu de Portas abertas para incentivar a visitação ao acervo.