18 DEZ 2023
São Francisco de Paula sobe 275 posições em ranking de aprendizagem do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS)
Projeto Educa Mais - RS do TCE-RS contribuiu para avanços na educação de São Francisco de Paula
Na última semana, o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul apresentou na Câmara de Vereadores de São Francisco de Paula os resultados do monitoramento do Relatório de Auditoria Operacional 2417/2017 e do Plano de Ação desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação através do Projeto Educa Mais - RS. Segundo dados apresentados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), o município alcançou a posição 220º, após estar em 495º lugar em 2017 no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), quando começou a ser acompanhado pelo TCE-RS.

Durante esse período houve investimentos significativos em recursos humanos e físicos, como mobiliário novo, kits de robótica, notebooks, estações de trabalho, televisores para aulas síncronas e assíncronas, projetores, câmeras fotográficas, condicionadores de ar, kits de literatura, buffets, material didático, sistema estruturado de ensino, uniforme escolar, nucleação de escolas, melhoria do transporte escolar, além da abertura de novas escolas e extensões de educação infantil. O município de São Francisco de Paula também realizou diversas capacitações com os professores e funcionários da Secretaria de Educação, a fim de aprimorar a qualidade do ensino. Foram desenvolvidos projetos pedagógicos que contemplam as diferentes áreas do conhecimento e a inclusão de alunos com necessidades especiais.

De acordo com a Secretária de Educação Ana Paula Ferreira Cruz Bennemann, essas ações contribuíram para ultrapassar mais de 300 municípios em termos de aprendizagem. "Os investimentos em recursos humanos e físicos, como mobiliário, equipamentos tecnológicos e material didático, são fundamentais para criar um ambiente de aprendizagem adequado e incentivar o desenvolvimento dos alunos", destacou a Secretária.