20 DEZ 2023
UCS propõe instalação de curso de medicina em São Francisco de Paula
Foto: Josiele Silva
A proposta atende aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) para a autorização de novos cursos de medicina
O Prefeito Marcos Aguzzolli e o Vice-prefeito Thiago Teixeira participaram na última terça-feira (19), de reunião com a equipe diretiva da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e representantes dos municípios da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (Ampara), para discutir a viabilidade de instalação de uma faculdade de medicina em São Francisco de Paula.

A proposta da UCS atende aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) para a autorização de novos cursos de medicina. O Edital de Chamamento Público nº 01/2023, publicado em outubro de 2023, pré-selecionou 116 regiões de saúde do território brasileiro, em 1.719 municípios, resultando em até 5.700 novas vagas em cursos de Medicina em todo Brasil. A região da Ampara é uma das regiões selecionadas.

A UCS já possui uma faculdade de medicina em Caxias do Sul, que é uma das instituições de ensino superior mais bem avaliadas do país. A proposta de instalação de um novo curso em São Francisco de Paula é uma forma de ampliar o acesso à formação médica na região. Para o Prefeito Marcos Aguzzolli, a possibilidade de ter um curso de medicina em São Francisco de Paula representa uma grande conquista para a cidade e região. “A UCS tem se destacado pela qualidade do ensino e pela formação de profissionais altamente capacitados, o que certamente irá refletir na formação dos futuros médicos que passarão pela instituição em São Francisco de Paula”, comemora Aguzzolli.

"Com o apoio dos municípios da região, a Universidade de Caxias do Sul espera poder contribuir significativamente para a melhoria da saúde pública e para o desenvolvimento da região como um todo", destacou Reitor da UCS Gelson Leonardo Rech, que acredita que a proposta atende as perspectivas de desenvolvimento regional.

Durante a reunião, o professor e vice-reitor da UCS Asdrubal Falavigna, destacou que a implantação da faculdade de medicina formará uma nova comunidade de cuidados médicos. "Essa região é composta por diversos municípios que enfrentam grandes desafios na área da saúde, como falta de profissionais e dificuldade de acesso aos serviços básicos. Com a implementação da faculdade de medicina em São Francisco de Paula, espera-se que a população de toda a Região 6 de Saúde seja atendida de forma mais eficiente e com maior qualidade, garantindo assim uma melhoria significativa na qualidade de vida dessas pessoas", destacou Falavigna.

Participaram da reunião a Diretora do Campus Universitário da Região das Hortênsias – UCS Margarete Fátima Lucca diretora, o Reitor da UCS Gelson Leonardo Rech, o Vice-reitor da UCS Asdrubal Falavigna, os prefeitos de Riozinho Alceu Marcos Pretto, de Três Coroas Alcindo de Azevedo, de Cambará do Sul Ivan do Amaral Borges, de Igrejinha Leandro Horlle, a prefeita de Taquara Sirlei Bernardes da Silveira, o vice-prefeito de Três Coroas Irineu Feier, o Secretário de Saúde de São Francisco de Paula Juliano Paz, a Secretária de Educação de São Francisco de Paula Ana Paula Ferreira Cruz Bennemann, o Secretário de Administração de São Francisco de Paula Beto Lopes, os secretários da Saúde de Rolante Ricardo Gonçalves e de Riozinho Ramão Corso, o diretor médico administrativo do Hospital de São Francisco de Paula Tadeu Stringari e os representantes da UCS Givanildo Garlet, Lisangela Letti e Terciane Luchese.

Fonte: Prefeitura de São Francisco de Paula
Autor: Josiele Silva