Evento promovido pelo CAS (Conselho de Assessoramento Superior) ocorreu em São Francisco de Paula para debater o futuro do turismo
O CAS, Conselho de Assessoramento Superior de São Francisco de Paula, ligado ao gabinete do Prefeito Marcos Aguzzolli, promoveu ontem (22) um painel para debater o futuro do turismo na região Hortênsias/Campos de Cima da Serra com conselheiros e lideranças regionais. O evento contou com a presença do Secretário Estadual de Turismo, Ronaldo Santini, do Vice-prefeito de Gramado Luia Barbacovi e do Prefeito de Canela Constantino Orsolin.
Sendo a região das Hortênsias responsável por quase 80% do retorno em turismo do Rio Grande do Sul, o evento buscou debater o crescimento regional na área de maneira interligada e organizada, traçando um perfil para o turismo do futuro que possui o poder de alavancar a região como uma unidade.
O Prefeito Marcos Aguzzolli frisou a importância de um entendimento que olhe para o turismo de forma regional. “Precisamos fazer imediatamente um debate conjunto com outros municípios para enfrentar temas decisivos para o nosso futuro. Aspectos como preservação do meio-ambiente, melhoria urgente na infraestrutura de estradas, coleta de lixo, abastecimento de água, destino dos esgotos, saúde pública e privada. Não será possível mantermos um turismo em crescimento num ritmo acelerado sem que tenhamos soluções municipais e regionais para estes problemas”, destacou Aguzzolli.
O Secretário Estadual de Turismo, Ronaldo Santini aproveitou o painel para apresentar as políticas de incentivo do governo do Estado para o desenvolvimento do turismo, como o lançamento de editais, criação de novas rotas e roteiros, criação de câmaras temáticas no Conselho de Turismo do Estado, além da retomada do Observatório de Turismo e uma parceria com o SEBRAE para atender as regiões. O Secretário também apresentou as duas grandes tendências mundiais que devem receber atenção e cuidado no que tange o planejamento a nível Estadual: o turismo doméstico e o turismo rural.
O Vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi destacou a importância de manter um conselho de assessoramento para balizar decisões e caminhos para o desenvolvimento de um Município preocupado com a própria população.
O Conselho de Assessoramento Superior de São Francisco de Paula se reúne a cada três meses para debater temas pertinentes ao crescimento da cidade entre os conselheiros, que representam todos os setores da sociedade.