Conselho de Turismo da Região deve promover a elaboração do plano integrado para o desenvolvimento sustentável do turismo
O Secretário de Turismo, Cultura e Desporto de São Francisco de Paula, Rafael Castello Costa tomou posse ontem (18), em Nova Petrópolis, da Diretoria de Turismo do Conselho de Turismo da Região das Hortênsias (CONTUR). O evento de posse da diretoria 2021-2022 aconteceu na sede da SICREDI e contou com a presença do Prefeito Marcos Aguzzolli, do Secretário de Turismo do Estado Ronaldo Santini e outras lideranças dos cinco Municípios que participam da região Hortênsias, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula.
A nova Diretoria é composta Proposta de diretoria executiva pelo Presidente Daniel José Hillebrand (Sicredi Pioneira RS + Visão), pela Vice-presidente Rosa Helena Pereira Volk (Gramadotur), como Secretário Lucas Dias (ACIC Canela), como Tesoureiro Luciano Gonçalves (CVB Hortênsias), na Diretoria de Turismo Rafael Castelo Costa (Setur São Francisco de Paula) na Diretoria de planejamento e investimento Eduardo Costa (ACINP)e Diretoria de inteligência Lisa Gottschalk (Sindtur Hortênsias).
O CONTUR deve promover a elaboração do plano integrado para o desenvolvimento sustentável do turismo e fazer os ajustes e atualizações necessárias para que a execução do plano seja realizada em sua plenitude, gerando benefícios para os associados da entidade e de toda a cadeia produtiva do turismo. Também é objetivo do conselho identificar as demandas e captar oportunidades de qualificação de mão de obra ligada à atividade turística, promovendo a profissionalização do turismo por meio de cursos, debates, palestras e informações de interesse turístico.
O Secretário Rafael Castello Costa, que agora também ocupa o cargo de Diretor de Turismo do CONTUR, destacou na ocasião a importância de um desenvolvimento focado em um plano regional, que integre os Municípios, pensando em plano de turismo que englobe todos as cinco cidades da região das Hortênsias.
O Prefeito Marcos Aguzzolli, no uso da palavra, também reafirmou o posicionamento de São Francisco de Paula, que agora anda a passos firmes rumo ao desenvolvimento pautado pelo turismo. “Estamos olhando para o futuro, planejando nosso desenvolvimento na área do turismo, mas também temos consciência que não queremos desenvolvimento a qualquer custo. Queremos nos desenvolver de forma ordenada, planejada e respeitosa com a nossa esplêndida natureza”, destacou.
Texto: Carolina Andriola