

Na última sexta (30) São Francisco de Paula sediou a reunião mensal da Associação dos Municípios de Turismo da Serra - Amserra. O encontro teve como objetivo discutir pautas importantes para os municípios da região, como o piso salarial do magistério e enfermagem e a estruturação de um curso de medicina em Canela.
Durante o encontro, o representante da CDP, o advogado Gladimir Thiele, relembrou que é necessário aguardar a conclusão do julgamento da ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal, previsto para o fim deste ano ou início de 2024, sobre o piso salarial do magistério e da enfermagem. Thiele destacou que os prefeitos devem evitar tomar medidas antes da decisão final, devido à falta de garantias de repasse financeiro da União. Também foram discutidas questões relacionadas à inclusão dos gastos com terceirização de mão de obra nos serviços prestados, principalmente na área da saúde, e as alternativas para os municípios contestarem o relatório final do censo do IBGE.
O encontro contou com a presença da diretora da UCS Canela, Margarete Lucca, e do vice-reitor da UCS, o médico neurocirurgião Dr. Asdrubal Falavigna. Eles apresentaram a intenção de trazer o curso de Medicina para o Campus Canela, com vagas para alunos de toda a região. Essa iniciativa recebeu o apoio da Amserra, que irá agendar uma reunião com o Ministério da Saúde, da Educação e a bancada de Deputados para apresentar o interesse dos municípios nesse curso.
O próximo encontro dos prefeitos da Amserra está marcado para o dia 28 de julho, em Canela.
Estiveram presentes no evento o presidente da Amserra e prefeito de Nova Petrópolis Darlei Wolf, o prefeito de São Francisco de Paula Marcos Aguzzolli, prefeita de Santa Maria do Herval, Mara Stoffel; o prefeito de Canela, Constantino Orsolin; o prefeito de Gramado, Nestor Tissot; os secretários municipais de Gramado, Jeferson Moschem, e de Santa Maria do Herval, Liane Sidegun; e a secretária da entidade, Lu Zanatta.
