Prefeito Marcos Aguzzolli retornou na última terça-feira (29) após cumprir extenso cronograma com a comitiva da Rota Romântica na Alemanha
O prefeito Marcos Aguzzolli, junto com a comitiva da Rota Romântica, retornou na última terça (29), da viagem técnica para a Alemanhã. Durante a viagem, Marcos Aguzzolli cumpriu diversas agendas com visitas voltadas à agricultura familiar, energias renováveis e o turismo sustentável. Participaram da comitiva deputados, prefeitos dos municípios da Rota Romântica Gaúcha, vice-prefeitos, secretários, diretores de turismo e associados.
A viagem técnica aos estados de Saarland, Renânia-Palatinado e Baviera englobou visitas com recepções oficiais em onze cidades, incluindo uma agenda com Secretária de Estado, Petra Dick-Walther, no Ministério da Economia, Transporte, Agricultura e Viticultura de Rheinland-Pfalz. Intermediada pelo então Cônsul Geral da Alemanha em Porto Alegre, Milan Andreas Simandl, o encontro tratou da abordagem utilizada para fomento da produção agrícola, com destaque para a agricultura familiar e energias alternativas adotadas na região.
Nos três estados visitados o Deputado Elton Weber, representante oficial da Assembleia Legislativa, entregou ofícios formalizando o interesse na celebração de irmandades ou acordos entre os estados, com o objetivo de estabelecer parcerias políticas, empresariais e culturais. Conversas foram estabelecidas para visitas de comitivas das três regiões na celebração do Bicentenário da Imigração Alemã no próximo ano.
Na região que serviu de inspiração para a criação da Rota Romântica há 27 anos, a comitiva vivenciou a preservação da paisagem natural e das construções dos anos de 1.500, principais motivos que levam milhares de turistas à região todos os anos. Além disso, puderam observar que cada uma das 29 cidades possui centrais de informações turísticas com folheteria de todas os municípios, além de mapas voltados à caminhadas e cicloturismo que perpassam toda a região.
De acordo com a presidente da Associação Rota Romântica Terezinha Marina Kuhn, a maior experiência durante o roteiro na Romantische Strasse, foi o trabalho coletivo e a gestão compartilhada de diversas iniciativas. “Eles entendem que cada município da rota é uma pérola e as 29 cidades formam um colar de pérolas que juntos possuem um grande significado, preservando o antigo e investindo em novos atrativos”, aponta Terezinha. Outro ponto relevante observado durante a viagem é que diversas propriedades estruturaram seus espaços visando o turismo de família e espaço de eventos com aconchego e hospitalidade. Nos locais são oferecidas muitas atividades para crianças e aproximação com animais, gerando experiências e vivências para as famílias.
Resumo da viagem:
32 atrativos visitados, entre castelos, museus, centro de empreendedorismo, propriedades agrícolas, associação de geração de energias e empreendimentos turísticos.
29 cidades visitadas
11 dias de atividades oficiais
3 estados visitados visitados
Fonte: Divulgação Rota Romântica