Projeto visa promover a prevenção do envolvimento de adolescentes em conflitos com a lei
Cerca de 280 alunos do Colégio José de Alencar participaram na manhã da última quarta-feira (18), da primeira edição do evento "Efeito Pipoca", que tem como objetivo principal promover a conscientização e prevenção do envolvimento de adolescentes em conflitos com a lei. O projeto, idealizado pelo CREAS e a Comissão Socioeducativa em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, busca abordar este assunto por meio de palestras educativas.
Durante o evento, os alunos puderam assistir a palestra "O Mundo do Trabalho e as Oportunidades de Estágio", com a representante do CIEE Caroline Durayski da Rocha e a palestra “Vái que Dá: Jovens Empreendedores, empreenda como um pirata", com o representante do SEBRAE Fabi Nunes. De acordo com a coordenadora do CREAS Elisete Santos, a proposta é que, por meio da informação e da educação, os jovens possam tomar decisões mais conscientes e responsáveis em relação à sua vida pessoal e social. "Atualmente, muitos jovens passam grande parte do seu tempo livre navegando em redes sociais e consumindo conteúdo online. No entanto, é importante lembrar que existem diversas outras opções de atividades saudáveis e enriquecedoras para ocupar o tempo livre", ressaltou.
Além das palestras, os alunos também participaram de atividades lúdicas, que ajudaram a reforçar os conceitos apresentados nas palestras, com os professores Júnior e Anderson, que apresentaram exercícios de artes marciais e passos de dança de capoeira, respectivamente. O rapper Slan Daniel DKG compartilhou sua vivência através da rima e da poesia, inspirando os estudantes adolescentes com suas palavras. Já a professora Natália, da academia Atittude, apresentou duas coreografias de dança de rua com bailarinas da mesma faixa etária dos alunos. "Essas apresentações foram uma ótima maneira de mostrar aos jovens que há muitas opções disponíveis para ocupar seu tempo livre de maneira saudável", acrescentou Elisete Santos.