13 JUN 2020
São Francisco de Paula decreta luto oficial de 3 dias em homenagem ao cantor Porca Véia

Músico faleceu na última sexta-feira em decorrência de um infarto em Novo Hamburgo

O Prefeito Marcos Aguzzolli decretou neste sábado (13), luto oficial de 3 dias em homenagem ao músico Élio da Rosa Xavier, conhecido popularmente como Porca Véia. O artista faleceu na última sexta-feira em Novo Hamburgo e deixa a esposa, Claudinéia Bossardi e quatro filhos. O cantor e gaiteiro viveu por um longo período em São Francisco de Paula e considerava a cidade sua terra, tendo uma legião de amigos e fãs e uma forte ligação com tradicionalistas e produtores rurais, além de ter um filho que vive até hoje na cidade. Porca Veia foi homenageado no principal festival do Município em 2018, o Ronco do Bugio, por sua contribuição pela música tradicionalista a nível regional e nacional.

Carreira

Porca Véia ingressou na carreira artística com 6 anos de idade, por influência de sua família, que possuía vários músicos. Produtor rural até os 16 anos, fez curso de técnico agrícola, onde ganhou o apelido que o acompanhou até o fim da vida. Participou de inúmeros festivais e apresentou-se no centro do Brasil, com Kleiton e Kledir. Fundador do grupo de baile fandangueiro Cordiona. Foi autor de sucessos, como "Lembranças", "De Alma Serrana", "Do Jeito que Deu" e "Gaiteiro Por Demais", possui 21 CD’s e 3 DVD’s gravados, além de dois discos de ouro.

Após 33 anos nos palcos, anunciou o término de sua carreira na música no final de 2013. O grande show, com quase 5 mil pessoas, contou com Renato Borghetti, Yamandu Costa, Luiz Carlos Borges e Daltro Bertussi, no pavilhão da Festa da uva. O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) manifestou solidariedade, em nota.