10 AGO 2021
São Francisco de Paula lança edital cultural que vai disponibilizar 50 mil reais para artistas e agentes culturais
As vagas estão divididas entre música, artes visuais, artes cênicas, artesanato e literatura

A Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto lançou na última sexta-feira o edital Nº 148/2021, que regulamento o concurso "São Chico Muito Mais Cultura", que vai disponibilizar 50 mil reais para artistas e agentes culturais das áreas da música, artes visuais, artes cênicas, artesanato e literatura. As inscrições seguem até o dia 19 de setembro.

Esse é considerado o primeiro edital municipal direcionado ao setor cultural de São Francisco de Paula. O objetivo da proposta é gerar oportunidade de trabalho para artistas e agentes culturais, desenvolver atividades de formação e capacitação, além de socializar as atividades artísticas.

O projeto é destinado a pessoas físicas e é importante o registro no Cadastro Municipal de Agentes Culturais além de conta bancária individual. No ato da inscrição, é imprescindível que os seguintes documentos sejam anexados, conforme consta no edital: cópia de documento com RG e CPF, comprovante de residência, certidão negativa de débitos municipais e comprovante de atuação na área cultural.

Os inscritos terão três opções para participação: a apresentação de 10 minutos na Semana das Artes, com data a ser organizada pela Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto e Conselho Municipal de Cultura, ou uma oficina prática presencial de 03 (três) horas (um turno), ou a doação de uma obra ou peça de sua autoria.

O Secretario de Turismo, Cultura e Desporto, Rafael Castello Costa reforça que o lançamento deste edital é um marco no setor cultural de São Chico. “Além da valorização do setor, é também um alento neste momento de pandemia que ainda vivemos, com restrições para muitas ações presenciais. Conseguir viabilizar isso é também estar pensando nas políticas públicas para o setor e incentivar a participação em editais além de enaltecer os talentos que temos em nosso município”, destaca.

Você encontra o edital completo em https://www.saofranciscodepaula.rs.gov.br/portal/editais/3. e a inscrição pode ser realizada até 19 de setembro de 2020 em http://bit.ly/editalsaochicomaiscultura.