Encontro contou com a presença da Policia Civil, Brigada Militar, FARSUL e Legislativo Municipal
O Prefeito Marcos Aguzzolli promoveu na manhã desta quinta (3) reunião com cerca de 40 pecuaristas para tratar sobre a incidência do abigeato, crime quando há roubo de gado, no Município. Os pecuaristas de toda a região buscam alternativas para o combate ao roubo de gado, crime com grande incidência em Municípios de grande produção pecuarista. Apenas na última semana, o registro é de 37 cabeças de gado roubadas no Distrito de Lajeado Grande. Apenas em 2022, o número chega a 77.
Durante o encontro, o Prefeito Marcos Aguzzolli destacou que a pauta é considerada de grande importância pela administração municipal, que já implementou videomonitoramento em todo o interior com o intuito de inibir o abigeato. O Prefeito também relembrou os inúmeros pedidos para aumento de efetivo militar em São Francisco de Paula solicitados ao Vice-governador Ranolfo Vieira Júnior. A demanda foi ignorada pelo Estado até o momento, afirma.
Como resultado do encontro, ficou estabelecida a importância da realização do boletim de ocorrência, para que os dados dos roubos sejam computados corretamente e assim, o pedido por reforço no policiamento seja corroborado. O Prefeito Marcos Aguzzolli reiterou que continuará solicitando reforços no efetivo policial ao Governo do Estado, enquanto o Secretário de Agricultura Alexandre Bossle afirmou que enviará a Câmara de Vereadores projeto de lei que visa regulamentar a criação de marcas de gado no Municipio, vinculando-as aos proprietários, com o objetivo de facilitar a diferenciação entre os animais. O Vereador Felipe Lopes, criador da Frente Parlamentar de Combate ao Abigeato também se comprometeu com a busca por reforço no efetivo policial e por soluções para a situação.
Também estiveram presentes o Vice-Prefeito Thiago Teixeira, o Secretário de Administração Beto Lopes, a Secretária de Meio Ambiente Michele Knob Koch, o Vereador Felipe Lopes, o representante da Polícia Civil, Marcio Francisco Zuanazzi, representando e Brigada Militar, Tenente Rangel e o Tenente Coronel da Reserva Remunerada e Representante da FARSUL, Jeronimo Ferreira Barbosa.