A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na última segunda (14), a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, com o tema “Saúde Mental e os desafios de trabalhar em rede”. A Conferência contou com palestra ministrada pela enfermeira e obstetra Loreni Spirlandelli e foi dividida em quatro eixos: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, integralidade e equidade e Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
Durante o evento os eixos temáticos foram discutidos por profissionais da saúde, representantes do Governo e a população. De acordo com a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de São Francisco de Paula Marinez Garlet, o evento é importante para ampliar cada vez mais as discussões sobre a saúde mental. "É um espaço importante para falarmos sobre os aspectos de saúde mental no nosso Município, e debater formas para garantir uma política de assistência e qualidade", destacou a a coordenadora do CAPS Marinez Garlet.
O evento aconteceu no Hotel Cavalinho Branco e contou com a presença do Prefeito em exercício Thiago Teixeira, do Secretário Interino de Saúde Gilberto Córdova Boff Júnior e do presidente do Conselho Municipal de Saúde Ronaldo Luiz Bossle.
No final do encontro foram escolhidos os delegados que representarão o município na 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental, que ocorre nos dias 8, 9 e 10 de abril e terá o tema “Política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado e liberdade rumo a avanços e garantias do serviço da atenção psicossocial no SUS”.