Encontro foi promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias)
O prefeito Marcos Aguzzolli participou na última segunda (11), de encontro com o Ministro do Meio Ambiente Joaquim Leite, realizado na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias). Durante o encontro o prefeito Marcos Aguzzolli apresentou demandas da região e entregou ao ministro Joaquim Leite um ofício solicitando apoio junto à demanda da conversão de campo em áreas consolidadas nos Campos de Cima da Serra. O documento busca reverter a situação que envolve os produtores dos Campos de Cima da Serra que receberam multas milionárias pela conversão de campo nativo no ano de 2017. ""Existe uma interpretação dos órgãos fiscalizadores do Estado que diverge da lei federal de proteção ambiental, tornando as medidas adotadas em todo o Rio Grande do Sul, especialmente nos Campos de Cima da Serra, mais severas do que para outros estados. Por conta disto, nossos produtores estão impedidos, até hoje, de regularizar as áreas que já foram convertidas, tanto para lavoura quanto para silvicultura, e também de novas conversões. Isso reflete diretamente na econômica do nosso Município", ressaltou o prefeito Marcos Aguzzolli.
Durante o encontro também foram debatidos temas relacionados às energias renováveis e sustentabilidade. De acordo com o ministro, o Governo Federal tem priorizado políticas voltadas para qualidade do ar, descarte de plásticos e mudança climática. "O futuro precisa de energia limpa e o Brasil será um grande exportador. Nosso potencial é gigantesco com a eólica offshore. Vamos poder exportar essa energia renovável através do hidrogênio verde", destacou o ministro Joaquim Leite.
Também participaram da reunião o prefeito de Caxias do Sul Adiló Didomenico, a vice-prefeita de Caxias do Sul Paula Ioris, o senador Luis Carlos Heinze, secretários municipais de Caxias do Sul, o presidente do Conselho Deliberativo da entidade Emir José Alves da Silva, os vice-presidentes da CIC Caxias Ruben Bisi, Idalice Manchini e Eduardo Michelin, o presidente do Sindimadeiras RS Serafim Gabriel Quissini, presidentes de sindicatos patronais e empresários.