02 SET 2022
São Francisco de Paula recebe certificado de adesão ao Sisbi-POA do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Foto: Josiele Silva
Município recebeu o reconhecimento da equivalência dos serviços de inspeção e adesão ao Sisbi-POA em evento na Expointer na última quinta (01)

O município de São Francisco de Paula (RS) recebeu na última quinta-feira (01), durante a 45ª Expointer, o reconhecimento da equivalência dos Serviços de Inspeção e adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa). Participaram da cerimônia de entrega o Prefeito Marcos Aguzzolli, o Secretário de Agricultura Alexandre Bossle e o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Marcos Montes.

Com a adesão, os estabelecimentos de São Francisco de Paula registrados no SIM poderão ser indicados e incluídos no cadastro-geral do Sisbi-POA e, com isso, poderão comercializar os produtos de origem animal em todo território nacional. Antes, a venda podia ser realizada apenas no próprio município. Neste momento, a adesão foi para carnes e derivados e leite e derivados. Em São Francisco de Paula a queijaria São Francisco já possui o selo. No total, integram o Sisbi-POA, 23 Estados e o Distrito Federal; 14 consórcios públicos (integrados por 256 municípios) e 30 municípios individualmente, sendo 14 municípios no Rio Grande do Sul.

O Sisbi-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Os estados, municípios e os consórcios públicos municipais focados na inspeção e comercialização de produtos de origem animal podem obter a equivalência dos seus serviços de inspeção junto ao Mapa, sendo necessário comprovar que as medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica praticadas têm a mesma eficiência do Ministério.

Também participaram da cerimônia a veterinária da secretaria de agricultura Bianca Pinto Pereira, o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa José Guilherme Leal, o presidente do Banco do Brasil Fausto Ribeiro, a superintendente federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio Grande do Sul (SFA/ RS) Helena Pan Rugeri, o Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul Domingos Antônio Velho Lopes, além de representantes dos consórcios e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).