15 MAR 2023
São Chico sedia reunião regional do Caminho das Araucárias
Foto: Edenice Brandão Ávila de Souza
A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desporto em parceria com a entidade Caminho das Araucárias realizou na última terça-feira (14), a reunião regional do Caminho das Araucárias para debater sobre o Segundo Simpósio Gaúcho de Trilhas, que deve acontecer em outubro deste ano e que também será sediado pelo Município. O Simpósio Gaúcho de Trilhas é um evento pensado para instruir o trade turístico através de órgãos públicos, privados e indivíduos interessados em qualificar ou implementar rotas, trilhas, travessias ou caminhos no padrão de sinalização da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (RBTLC), a fim de qualificar e ampliar os caminhos que compõem o Sistema de Trilhas no Estado do Rio Grande do Sul.

O Caminho das Araucárias é uma iniciativa que reúne diversos atores, entre eles está a Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto do Município e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), e tem como objetivo a implementação de uma trilha de longo curso, que cruza diversas unidades de conservação (UCs) federais, estaduais e municipais, em um percurso de aproximadamente 600 Km de trilhas e estradas sinalizadas, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com trechos que podem ser feitos à pé, possibilitando ao viajante contato com belas paisagens, campos, rios, matas, comunidades tradicionais e a cultura local. A diversidade de ambientes e de atrativos permite descanso, aventura e surpresas, como o encontro com belas aves da nossa região.

O evento foi realizado na Pousada São Chico e contou com a presença da Secretária de Turismo, Cultura e Desporto Vanessa Spindler, da Coordenadora de Eventos da Secretária Marina Mimbarcas, do Presidente da entidade Caminho das Araucárias Julio Jomertz, a Secretária da entidade Caminho das Araucárias Cátia Dias, além de voluntários do Caminho das Araucárias.

Essa foi a décima sexta ação realizada em comemoração ao aniversário de São Francisco de Paula. Ao longo do ano de 2023, a administração municipal vai realizar 120 atividades e eventos para comemorar os 120 do Município.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024