27 MAR 2023
Projeto “Pintando e Desenhando o Lago São Bernardo” reúne artistas e aspirantes a artistas para ação cultural no Lago São Bernardo
Foto: Josiele Silva
Atividade buscou registrar através das artes visuais, de forma autoral, o Lago São Bernardo

A Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto promoveu no último sábado (25), a primeira etapa do “Pintando e Desenhando o Lago São Bernardo”. O projeto, em comemoração aos 120 anos de São Francisco de Paula, busca registrar através da produção artística e cultural, por meio da pintura e do desenho, o Lago São Bernardo, em dois momentos do ano de 2023. Participaram da primeira etapa do projeto cerca de 35 artistas, vindos de diferentes cidades, como Porto Alegre, Canela, Igrejinha, além de São Chico e uma artista Russa, que mora em Porto Alegre a cerca de 2 anos.

O objetivo principal do Projeto é retratar, através da expressão artística, o atual momento histórico por meio da observação dos elementos naturais contidos nas paisagens do Lago, o principal ponto turístico de São Francisco de Paula, e promover a troca entre artistas pintores e desenhistas, de idades diversas, em um espaço para interação e aprendizado sobre os tipos de arte e traços de pintura em tela e desenho em papel, com a reprodução de diferentes olhares sobre a mesma paisagem.

As obras produzidas servirão como registro histórico gráfico e serão apresentadas em forma de exposição no Centro de Informações Turísticas, em data a ser divulgada em breve. A próxima edição acontece no dia 27 de maio e as inscrições devem ser divulgadas nos próximos dias no site e nas redes sociais da Prefeitura.

Essa foi vigésima quinta ação realizada em comemoração ao aniversário de São Francisco de Paula. Ao longo do ano de 2023, a administração municipal vai realizar 120 atividades e eventos para comemorar os 120 anos do Município.