11 MAI 2023
São Francisco de Paula participa de evento do Programa de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEAcolhe)
Encontro acontece no dia 12 de maio, no Centro de Eventos da Faccat, em Taquara

O Centro Regional de Referência da 6ª Região de Saúde, do Programa de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEAcolhe), promove na próxima sexta (12), a partir das 8h, o evento "TEAmostra: Mostra Cultural e de Vivências do Autismo", em parceria com a Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula e os demais municípios da 6ª Região de Saúde. O evento será realizado no Centro de Eventos da FACCAT, em Taquara.

O TEAmostra tem como objetivo reunir pessoas de todos os municípios da região em um ambiente que valorize as experiências cotidianas e estimule o protagonismo das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A Mostra Cultural será um palco inovador para o intercâmbio de diferentes manifestações artísticas, como música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura e fotografia, entre outros.

Além disso, o TEAmostra proporcionará a troca de experiências por meio de apresentações orais e rodas de conversa. Será um espaço para que pessoas com autismo e suas famílias, gestores, universidades e profissionais da área da saúde, educação e assistência social possam compartilhar suas vivências. Acreditamos que a produção de conhecimento pode ocorrer por diferentes caminhos, além do método científico tradicional. Essas narrativas terão um lugar especial na mostra, contribuindo para a reflexão sobre as práticas de cuidado às pessoas com autismo. Além dos relatos de experiências, também haverá espaço para a apresentação de trabalhos científicos.

Durante a tarde, serão realizados diversos encontros com diferentes propósitos, visando ampliar e aprimorar o debate sobre o cuidado às pessoas com TEA. Os encontros incluem:
Encontro de Familiares.
Encontro da Educação Inclusiva.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão em TEA.
Encontro dos Secretários Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.
Encontro: O autismo na primeira infância.
Encontro: A pessoa com autismo na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
Encontro Macrorregional do Programa TEAcolhe.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024