A prefeitura, através da Secretaria de Saúde em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de São Francisco de Paula, realiza no dia 30 de outubro, uma caminhada em alusão ao Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate ao câncer de mama e de colo de útero. A concentração acontece a partir das 10h, na Avenida Júlio de Castilhos, em frente ao Monumento Negrinho do Pastoreio. O evento deve contar com a presença da AAPECAN (Associação de apoio a pessoas com câncer) de Caxias do Sul.
Durante todo o mês de outubro, as Unidades de Saúde do Município realizam campanhas de conscientização sobre a importância de se prevenir e diagnosticar precocemente os cânceres de mama e de colo de útero. De acordo com o Secretário de Saúde Juliano Paz, as atividades são uma oportunidade de relembrar a importância do autocuidado e da realização dos exames de rotina. "A Caminhada pela Vida, assim como as demais ações realizadas durante o Outubro Rosa, reforça o nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da nossa comunidade. O câncer de mama e o câncer de colo de útero são doenças graves, mas, quando diagnosticadas precocemente, têm grandes chances de cura. Por isso, é fundamental que todas as mulheres se conscientizem sobre a importância dos exames preventivos e do autocuidado", ressaltou Paz.
Outubro Rosa
O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.
O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. O objetivo do Outubro Rosa é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
Fonte: Prefeitura de São Francisco de Paula
Autor: Josiele Silva