Na última quarta-feira (30), a Prefeitura de São Francisco de Paula, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer do município, realizou a Caminhada pela Vida, evento que integra a programação do Outubro Rosa. A ação teve o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero, reunindo cerca de 250 participantes em caminhada pela Avenida Júlio de Castilhos. O evento contou ainda com a presença da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) de Caxias do Sul, fortalecendo a rede de apoio e conscientização sobre o tema e de alunos da Escola Estadual Orestes Leite e do Colégio Expressão.
Durante todo o mês de outubro, as Unidades de Saúde de São Francisco de Paula intensificaram campanhas de conscientização e atendimento preventivo, promovendo atividades voltadas à saúde da mulher e ao autocuidado. Mais de 7 mil mulheres foram atendidas nas unidades do município, que realizaram exames preventivos e orientações sobre o combate ao câncer.
Para o Secretário de Saúde Juliano Paz, as ações são essenciais para fortalecer a cultura do autocuidado e da prevenção. "A Caminhada pela Vida e todas as atividades do Outubro Rosa refletem nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade. O câncer de mama e o câncer de colo de útero são graves, mas, com diagnóstico precoce, as chances de cura aumentam significativamente. É fundamental que todas as mulheres se conscientizem sobre a importância dos exames preventivos", destacou Paz.
Além das atividades de conscientização, um importante avanço para a saúde do município foi celebrado no mês de outubro com a assinatura de um termo aditivo ao contrato do Hospital de São Francisco de Paula com o Governo do Estado, por meio do programa Assistir, que amplia o número de mamografias mensais de 50 para 420, aumentando o acesso ao exame essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama e reforçando o compromisso com a saúde das mulheres da região.
Outubro Rosa
Criado no início da década de 1990, o movimento Outubro Rosa é um marco internacional na luta contra o câncer de mama. Com o símbolo do laço cor-de-rosa, a campanha teve início nos Estados Unidos e se espalhou por diversos países, incluindo o Brasil, com o objetivo de promover a conscientização, reduzir a incidência e combater a mortalidade causada pela doença. A iniciativa visa fortalecer a difusão de informações sobre o câncer de mama e incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce, alinhada com as recomendações do Ministério da Saúde.
As ações de São Francisco de Paula no Outubro Rosa destacam o compromisso da cidade com a saúde da população e reforçam a importância de iniciativas preventivas. A Secretaria de Saúde reforça o convite para que as mulheres busquem atendimento nas unidades de saúde, façam seus exames de rotina e se cuidem, não apenas em outubro, mas durante todo o ano.